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18/11/2019 às 14h52min - Atualizada em 18/11/2019 às 14h52min

Pesquisa aponta que 56% das estradas do Paraná têm algum tipo de problema

Diego Andrade Bini
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Foi divulgado no dia 22 de outubro que o total de 6.331 quilômetros de extensão das estradas que cortam o Paraná, cerca de 56% mostram algum tipo de problema.

Essa pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na atual e 23ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, que também declarou que o Paraná possui quase 20 mil quilômetros pavimentados.

Grande parte da extensão que foi analisado, 56% ficou categorizado como péssimo, 3,2%, regular 33,8% e ruim 19,2%, já os outros trechos 44% teve a classificação como ótimo 12,6% e bom 31,3%.

Na região sul brasileira, o Paraná ainda obteve o melhor resultado, já que em Santa Catarina 63,7% das vias que fizeram parte da pesquisa também apresentam algum tipo de problemas, sendo assim, classificadas como regular, ruim e péssimo.

Já no Rio Grande do Sul a porcentagem é ainda maior e chega aos 53,4%.

Detalhes da pesquisa

O levantamento foi analisado a partir da pavimentação, sinalização e geometria, além de apresentar quais são os pontos críticos de diversas rodovias federais e estaduais.

A pesquisa realizada foi responsável por evidenciar problemas de pavimento em 53,1% dos trechos de rodovias analisadas no Paraná e apenas 46,9% possui a condição satisfatória.

Sobre a sinalização ficou estabelecido que é péssima, ruim e regular em 40,4% em extensão de malha rodoviária, porém em 59,6% a condição está boa ou ótima.

A instalação de sinalização horizontal e vertical pode ser uma forma de solucionar esse problema e é algo que deve ser explorado como solução para os problemas de sinalização.

A maior parte dos trechos que foram analisados, a geometria das vias mostrou-se deficitárias e apenas 17% da extensão obteve a classificação como boa ou ótima.

Considerações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná

O Departamento de Estradas de rodagem do Paraná (DER-PR) informou por meio de uma nota que fará análise dos dados revelados pela pesquisa, porém já disse que as rodovias estaduais são de responsabilidade pelos programas de Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep), Conservação do Pavimento (COP) e Conservação da Faixa de Domínio do DER-PR.

Essas são iniciativas que são integradas pelo programa de Revitalização de Estradas do Governo do Paraná.

É por meio de programas como esses que são feitos os remendos superficiais e os profundos, reperfilagem, micro revestimento, sinalização, pintura, limpeza, melhoria no sistema de drenagem em 9,8 mil quilômetros de rodovia estaduais em todas as regiões brasileiras.

De acordo com o DER-PR cerca de R$ 360 milhões foram colocados no investimento em obras pelos 601 quilômetros de extensão das rodovias estaduais.

A pesquisa também foi responsável por revelar que para ter a recuperação das rodovias do Paraná e incluir as ações de emergências, a reconstrução e a manutenção seria necessário de um investimento de R$ 1,70 bilhões.

Necessidade de mais investimentos

Por mais que para acontecer a melhoria dessas estradas, como já dito, é necessário de R$ 1,70 bilhões, no entanto, o governo federal possui apenas R$ 470 milhões para realizar o investimento.

Não possui alguma alternativa além de concessionar as rodovias, de acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado do Paraná (Fetranspar).
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