AtaNews Publicidade 728x90
28/10/2019 às 16h13min - Atualizada em 28/10/2019 às 16h13min

Workshop de conservação e restauração de obras de arte e bens culturais encerra ciclo de estudos

Iniciado no dia 18 de outubro o ciclo de estudos "Cuidando da História" se encerra essa semana.

Assessoria de Imprensa
Foto: Yago Monteiro
Debates, estudos, workshops e até uma intervenção gastronômica, através deste programa o ciclo de estudos "Cuidando da História – Preservação de Patrimônio Histórico, Identidade e Novas Mídias" desenvolveu atividades tendo como eixo a valorização do espaço físico, acervo, bem como a importância dos equipamentos culturais existentes no município de Araçatuba.

Apresentando atividades em diferentes linguagens que envolvem a conscientização, restauração, reparo, restauro, identificação, digitalização e organização de acervo histórico-cultural. No último dia 26 ocorreu um workshop de fotografia voltado ao tema.

Para encerrar as atividades, Rose Fávero, restauradora, artista plástica e miniaturista, ministra um workshop sobre preservação, conservação e restauração de obras de arte e bens culturais. Trazendo várias técnicas e materiais diferentes, como a proteína do leite e ovo, a atividade aborda a teoria, a prática e os desafios de um trabalho sem rotina.

Especialista em restauração de arte sacra, Rose Fávero é formada em Restauro e Desenho pela École dárt La Gran Chaumiere, em Paris, trabalhando na área desde a década de 90. Na Pinacoteca do estado de São Paulo, participou de curso de Teoria e Prática do Restauro com o professor Gianluigi Colalucci, restaurador da Capela Sistina.

Rose relata que a conscientização e valorização quanto à importância deste tema para a sociedade são pontos chaves do workshop. "Ensinaremos técnicas de restauração, também para mostrar o trabalho que dá. Muitas vezes manter o artefato preservado dá muito menos trabalho que restaurá-lo." diz.

Para tanto, vai dividir e compartilhar todo esse conhecimento em uma oficina de dois dias, 30 e 31 de outubro, que acontece em Araçatuba. Será das 19h às 22h no MAAP - Museu Araçatubense de Artes Plásticas - que fica na rua Duque de Caxias n° 29.

O projeto tem seu financiamento realizado pelo Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Araçatuba e Secretaria Municipal da Cultura, com a produção da Aruê! Arte, Cultura e Holismo.
 
Experiência

Entre os trabalhos realizados por Rose estão a coordenação do projeto de restauro de mural do artista plástico Silvio Russo no MAAP (Museu de Arte de Araçatuba) e a remoção, transporte e Restauração dos três painéis em alvenaria, do artista italiano Franco da Sermide, do Araçatuba Clube para o Araçatuba Clube de Campo.

A artesã também trabalhou na restauração do painel em azulejo encontrado na Santa Casa de misericórdia de Araçatuba, e restauração da estrutura da Loja Maçônica Moderna. Na cidade de Birigui executou a restauração dos murais do Santuário Nossa Senhora de Fátima, do teto da Loja Maçônica Paz e Progresso, murais e telas da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Em Taquari/SP realizou a restauração das pinturas parietais da Igreja Santo Antônio.

As pinturas do mural encontrado na Capela do Santíssimo, das paredes de entrada, do altar e via sacra da igreja de São Braz e Nossa Senhora das Graças em Birigui, a Via Sacra da Igreja Santana em Araçatuba, o mural Iconográfica Moderna no altar da Igreja Nossa Senhora das Graças em Avanhandava/SP, do mural da Igreja Nossa Senhora das Graças em Bauru/ SP tem assinatura e concepção da profissional.

Ministra cursos e workshops sobre Restauração de Bens Culturais, Iconografia Bizantina e Arte Sacra. Também é miniaturista, tendo apresentado seu trabalho em diversas exposições, especialmente em Lisboa e São Paulo.
 
Serviço
Workshop: Conservação e Restauração de Obras de Arte e Bens Culturais, com Rose Fávero.
Dias 30 e 31 de outubro.
Início às 19h até às 22h
Local: MAAP - Rua Duque de Caxias, n°29.
Maiores informações: (18) 99709-6856 (Yago Monteiro) e (18) 98199-2038 (Rafael Batista).

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »