AtaNews Publicidade 728x90
25/10/2019 às 11h01min - Atualizada em 25/10/2019 às 11h01min

Comissários da Agência Reguladora DAEA fiscalizam obras da Samar

Alexander Rodrigues
Assessoria de Imprensa
Secador de lodo. (Foto: Alexander Rodrigues)

Os comissários da Agência Reguladora DAEA, Marcio Saito e Petrônio Pereira Lima realizaram uma série de visitas na manhã de hoje em Araçatuba. Foram fiscalizadas as obras de restauração na Praça 7 de Setembro, a obra já concluída do Emissário Aéreo em Engenheiro Taveira e a obra do Secador de Lodo, que tem previsão para ser entregue no mês de novembro.

A restauração da Praça 7 de Setembro, no bairro Jardim Brasil, abriga o Reservatório de Água Ibirapuera. A obra foi sugerida pela Agência Reguladora após a supressão de 3 árvores da espécie ficus benjamina, imprópria para o local. Foi encaminhada então uma ideia à Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) para que adotasse a praça, pelo Programa Abrace o Verde. Desde então a empresa fez uma série de melhorias no local: refez a calçada da praça, instalou novos bancos, postes de iluminação de LED. Foi destinado também um espaço para o lazer dos moradores que poderão contar com aparelhos de ginástica e um playground para as crianças. Na reforma foi feita a manutenção do reservatório que conta com uma nova cobertura e cercas ao seu redor. A obra ainda está em andamento e deve ser entregue ainda neste mês.

Na visita ao emissário aéreo, os comissários acompanhados do supervisor de projetos e topografia José Olindo Nogara e do coordenador de planejamento técnico Denis Veloso Monteiro foram conferir a instalação trecho aéreo, que foi entregue no início deste mês pela concessionária.

O emissário aéreo com 400mm de diâmetro e comprimento de 178 metros que faz a transposição do córrego Tropeiros e em outro trecho com extensão de 270m que margeia a rodovia Karan Rezek e liga a rede de esgoto do distrito de Engenheiro Taveira até o poço de visita, onde o esgoto será conduzido por gravidade até o trecho aéreo.

A última visita da manhã foi na obra do Secador de Lodo, que fica localizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu. A obra que está em fase final possui uma estrutura envidraçada para a captação de luz solar visando a secagem do lodo coletado na estação de tratamento. O projeto é pioneiro no Brasil.

O secador funciona da seguinte maneira: o lodo produzido pela ETE é direcionado para as três pistas que compõem o secador; em cada uma delas possui um mecanismo automatizado, que espalha todo o material ao longo das pistas; sensores definem a velocidade com que o lodo é espalhado em função da temperatura. O sistema retira 80% da umidade, o que reduz substancialmente o volume do resíduo. 

O prazo para a entrega do secador de lodo está previsto para o mês de dezembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »