AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2019 às 16h02min - Atualizada em 24/10/2019 às 16h02min

Araçatuba recebe workshop de fotografia voltado à preservação de patrimônio histórico.

Assessoria de Imprensa
Foto: Yago Monteiro
Acontece no final de outubro, em Araçatuba, atividades relacionadas à preservação histórica de patrimônios. Incentivado pelo PROAC - Programa de Ação Cultural - do Governo do Estado de São Paulo, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba por meio da Secretaria de Cultura do Município. Voltado à conservação, preservação e restauração as atividades começaram na ultima sexta, 18, no pátio da UNA - Universidade Aberta, no centro de Araçatuba.
 
Serão mais três dias intensos de atividades teóricas, praticas e com o objetivo de preservação da história, desde a conservação de prédios, até a oficina de fotografia voltada à estudos técnicos, que visam, manter intacta a história por gerações.
 
No próximo sábado, 26, às 9h, acontece a continuidade do evento. O Jornalista e Fotógrafo, Yago Monteiro aborda o tema "Preservação" por meio das fotografias. Quando o prédio não existe mais o único meio de se preservar a memória do prédio extinto são as fotografias. A atividade será voltada a preservação do patrimônio histórico por meio de fotografias, ou seja, preservando essas imagens.
 
Também serão discutidas e praticadas atividades relacionadas à economia, tanto de espaço quanto financeira na preservação das imagens históricas. Ainda dentro dos ciclos de estudos estão previstos debates sobre a fotografia analógica, digital assim como, a demonstração prática de diferentes técnicas de conservação.
 
Experiência Fotográfica
 
Dentro da atividade também está previsto workshop de fotografia para pessoas que não tenham nenhuma afinidade com equipamentos fotográficos. Não é necessário experiência com a área da fotografia, pois, serão abordadas as técnicas mais indicadas para as situações mais encontradas dentro da preservação de patrimônio histórico.
 
"Será uma atividade muito dinâmica e participativa. Montamos um conteúdo que atenderá desde o iniciante até quem tem algum conhecimento na área. A preservação não pode ser pensada somente para a nossa geração, mas sim,e principalmente, para as gerações futuras. A fotografia permite isso. Vamos aprofundar o assunto e discutir a fotografia menos imediatista." Conta Yago Monteiro.
 
Público alvo
 
Voltado para entusiastas e pessoas ligas à história. Professores, alunos dos cursos de História, Arquitetura, Publicidade e Propaganda estão entre o público ligado ao tema. Para participar os interessados podem fazer a inscrição pela internet e, no caso das vagas não terem sido preenchidas, as inscrições poderão ser feitas na hora.
 
26/10 - Atividade com Yago Monteiro - 20 vagas
09h às 17h - Teoria e prática de como obter uma imagem e conservá-la. Praticas com imagens analógicas, digitais e como fazer a transição de uma para a outra.
Local: Museu dos Ferroviários - Rua XV de Novembro, esquina com Joaquim Nabuco - Centro - Araçatuba.
 
Inscrições pela internet no link:

https://forms.gle/gZ3HWecKZ5pM2WFdA

Próxima sugestão de pauta. Enviaremos o texto referente a atividade dos dias 30 e 31 de outubro na próxima segunda 28/10.
 
Nos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira respectivamente, Rose Fávero, abordará de forma teórica e prática as diferenças entre preservação, conservação e restauração de patrimônios históricos. Artesã, Rose Fávero é de Birigui e além de ter dado aulas em faculdade é especialista em arte sacra. Nos dois dias o workshop se inicia às 19h terminando às 22h.
 
Mais informações poderão ser obtidas por telefones ou WhatsApp pelos números:
(18) 9 8199 - 2038 - Rafael Batista
(18) 9 9125 - 7844 - Carlos Paupitz
(18) 9 9709 - 6856 - Yago Monteiro  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »