AtaNews Publicidade 728x90
10/10/2019 às 11h46min - Atualizada em 10/10/2019 às 11h46min

Castramóvel realiza 105 cirurgias de castrações em cães e gatos em Rio Preto

Foram mais de 500 cadastros de pessoas interessadas pelo serviço que é gratuito; unidade está instalada em UBS do distrito de Schmitt

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Em pouco mais de um mês de atividades do Castramóvel, unidade instalada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Engenheiro Schmitt para realização de castrações, 105 animais entre cães e gatos, receberam a cirurgia. Do total de cirurgias 62% foram em fêmeas. Todos os procedimentos são gratuitos.

Inaugurada no fim de agosto a unidade vinha recebendo nos primeiros dias de setembro apenas inscrições dos donos dos animais. As cirurgias de castração começaram no dia 16 do mês passado. Foram quase 500 cadastros de pessoas interessadas em castrar cães e gatos.

A dificuldade ainda é a grande ausência dos donos dos animais nos dias e horários agendados. Até o momento a média de faltas é de 30%, em especial para as cirurgias em gatos.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanessa Aoki, alerta para a importância do comparecimento dos donos dos animais no Castramóvel. “A pessoa que faz o cadastro tem de ter o comprometimento de não faltar no dia da cirurgia. Pedimos também que as pessoas não se atrasem”, diz.

O Castramóvel foi oficialmente entregue pela Prefeitura de Rio Preto, por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e da diretoria do Bem-Estar Animal, ambos ligados à Secretaria de Saúde, no dia 28 de agosto. A unidade está instalada no estacionamento da UBSF do distrito de Schmitt, na Rua Otávio Zanetone, nº 158. Os cadastros para castração de cães e gatos podem ser feitos das 8h30 às 12h e 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Até o fim do ano o Castramóvel permanecerá no distrito e atenderá prioritariamente os donos de animais da região que já estavam na fila do cadastro do CCZ. A escolha é estratégica já que além do controle da população de cães e gatos, historicamente existe grande número de animais positivos para a Leishmaniose Visceral, doença transmissível para humanos.

Dois médicos veterinários e outros dois técnicos estão se revezando em turno para a realização das cirurgias. As cirurgias de castração levam em conta aspectos como espécie (cão ou gato), macho ou fêmea e porte do animal. Os animais deverão ter idade mínima de 6 meses de vida. O animal será entregue pelo dono no período da manhã. Será avaliado pelo médico veterinário. Não pode ter nenhum tipo de parasita, pulgas e carrapatos. Tem de estar em condições saudáveis. Feito isso, passa por cirurgia e permanece em repouso, se recuperando da anestesia. Sendo devolvido no período da tarde ao proprietário.

Números

No ano passado foram realizadas 6,4 mil castrações em cães e gatos. Com o Castramóvel em funcionamento a expectativa é aumentar o número de castrações para até 10 mil procedimentos do tipo, dependendo da demanda. A partir do próximo ano a unidade começa a se deslocar por várias regiões de Rio Preto.

Quem tem interesse em fazer a inscrição deve se dirigir até a unidade móvel levando o comprovante de residência e um documento (RG ou CPF).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »