AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2019 às 11h07min - Atualizada em 06/09/2019 às 11h07min

Saúde de Rio Preto realiza série de eventos da campanha Setembro Amarelo

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante todo o mês uma série de eventos ligados à campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Na primeira semana deste mês, já foram realizadas 14 ações da campanha, que segue até o dia 30. Até o fim de setembro, estão programadas cerca de 80 atividades do Setembro Amarelo, em todas as regiões da cidade.

A coordenadora de saúde mental da Atenção Especializada, Daniela Pavan Terada, afirma que cerca de 800 mil pessoas morrem a cada ano por suicídio, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde. “Na atualidade, temos diversos desafios quanto a saúde mental das pessoas e um dos mais importantes são as questões relacionadas ao suicídio. Essa tem sido uma das principais causas de mortes entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo nos últimos anos”, afirma.

Daniela explica que, além de promover a valorização da vida, os eventos são importantes por gerar debate em torno do tema. “Cada vez que uma pessoa comete suicídio, todo um grupo de pessoas passa a ser afetado por isso: a família, os amigos, a comunidade em torno daquela pessoa. O suicídio não termina no momento em que aquela vida foi perdida. Há efeitos que perduram”, diz.

A campanha Setembro Amarelo é realizada anualmente desde 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria junto ao Conselho Federal de Medicina. A associação estima que, a cada dia, 32 brasileiros cometam suicídio. Entre os temas abordados na campanha estão a identificação dos sinais que um suicida emite, a prevenção e das ações de apoio, sendo a principal delas o encaminhamento à terapia especializada.

Versão PDF – Programação – Setembro Amarelo – Clique para baixar

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »