AtaNews Publicidade 728x90
04/09/2019 às 11h11min - Atualizada em 04/09/2019 às 11h11min

Bombeiros de Araçatuba desenvolvem projeto Bombeiro Mirim

Noventa crianças e adolescentes são beneficiadas por ano; o projeto tem como carro chefe transmitir conhecimentos básicos da instituição

SSP
Foto: Patrícia Paz
O Corpo de Bombeiros, por meio do 20º Grupamento de Bombeiros, situado no município de Araçatuba, desenvolve o projeto Bombeiro Mirim. O programa, que teve início em 2006, foi reformulado em 2016 e, desde então, beneficia 90 crianças e adolescentes por ano, entre 8 e 15 anos.
 
O projeto oferece à turma conhecimentos básicos de Bombeiros, primeiros socorros, acidentes domésticos e educação ambiental e de trânsito, além de horta comunitária e cursos de reciclagem. Também desenvolve atividades relacionadas à arte e cultura, com aulas dinâmicas.

“Nós temos um trenzinho feito com material orgânico que traz uma peça que o título diz ‘Quem sabe um dia, seja bom relembrar esse dia...com música, dança, história e poesia’ ”, exemplificou o cabo João Miguel da Silva, coordenador do projeto aplicado.

As atividades são desenvolvidas na sede do próprio GB. “Abrimos a inscrição, fazemos entrevistas e chamamos os pais para apresentar os critérios aplicados”, ressaltou o coordenador do projeto. Dos 90 beneficiados, 12 são selecionados para serem monitores no ano seguinte.

“Nas aulas teóricas não colocamos cadeiras e mesas entre nós, mas formamos uma roda de conversa. Precisamos entender que as crianças e adolescentes precisam ter seu tempo e isso é o que respeitamos”, concluiu. O projeto faz parte das ações de educação pública do GB, em parceria com entidades do Judiciário, universidades e Conselho de Mães dos Bombeiros Mirins.
Em 2016, o programa foi reestruturado, sob orientação da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, do Ministério Público, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e possibilitou o revezamento para beneficiar mais crianças.

“Hoje o projeto Bombeiro Mirim deixou de ser um fortalecimento de vínculo familiar e passou a ter foco na família estendida”, afirmou o cabo João Miguel. ”A razão do projeto é a integração, além de trabalhar a cultura prevencionista. Isso tem surtido resultados maravilhosos”, completou o tenente-coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira, comandante do 20º GB.



De acordo com o comandante do GB, a unidade tem certificado de regularidade, que é a premissa básica junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para fazer esse tipo de trabalho. “É um processo com todo escopo estruturado para atender a essa demanda”, finalizou.

As atividades contam ainda com a participação do soldado Navarro, integrante do 20º GB, que atua como monitor. Além disso, está em elaboração, pelo tenente Oliveira, um estudo de ampliação da ação social para todos os municípios que abrangem atuação da unidade.

O 20º GB apresentou o projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido há mais de dez anos, ao secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, durante visita do titular da pasta à sede da corporação em Araçatuba, na tarde desta terça-feira (03).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »