AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2018 às 16h55min - Atualizada em 28/02/2018 às 16h55min

FestA! – Festival de Aprender acontece neste final de semana

Com atividades gratuitas no Sesc Birigui e no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba, evento envolve públicos de diversas idades, abordando as linguagens de Artes Visuais e Tecnologias e Artes

Assessoria de Imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
De sexta a domingo, 2 a 4 de março, o Sesc Birigui (e o Polo Avançado do Sesc em Araçatuba), junto a outras unidades do Sesc SP, sediarão a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender. A programação conta com oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas, tudo oferecido gratuitamente. 

As áreas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital estão entre as contempladas. O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, e oferece oportunidades para iniciar uma atividade ou um hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais.

Em Birigui, até o dia 4, o artista visual paulistano Guilherme Kramer segue produzindo um mural no Sesc. Além de acompanhar sua criação, o público pode dialogar com ele sobre ocupação do espaço público, arte e intervenção urbana. 

Entre outros destaques da programação, está a oficina Skate: Shapes Artesanais, com o skatista e artesão Radamés Góis, na qual os participantes poderão desenhar e escolher materiais, cortes, pinturas e acabamentos para criar seus próprios shapes e depois levá-los para casa.

Na demonstração Gravura em Metal: O que é e como se faz?, William Menkes (artista de Araçatuba) mostrará o universo dessa vertente das artes visuais, desenvolvendo o passo a passo da técnica em metal, desde a preparação da chapa de cobre, passando pela gravação, tintagem, e limpeza, até a impressão.

Em Araçatuba, o fotógrafo e fotojornalista Emiliano Capozoli ministra a oficina Fotografia de Rua. Por meio da junção dos conceitos de fotojornalismo e fotografia de arte, a oficina fornecerá informações técnicas sobre como tirar maior proveito dos recursos da câmera e, de forma prática, como melhor fotografar na rua. No seu currículo, Capozoli tem, por exemplo, a cobertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres. Colaborador da Folha de S. Paulo, Placar, The Sun, Veja, Istoé, Época, entre outras publicações. 

Algumas atividades têm inscrição antecipada (começaram em 22 de fevereiro) e devem ser feitas no Portal Sesc (sescsp.org.br/festa, onde é possível também visualizar a programação completa). Outras são de acesso livre ou necessitam de retirada de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência. 

Ao todo serão mais de 500 atividades e cerca de 1200 horas de programação simultânea no Estado de SP. A agenda completa pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também divulgará diversas ações para os meios digitais.

Confira a programação do FestA! no Sesc Birigui e no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba:

Demonstração
Mural Urbano

Com Guilherme Kramer
O artista Guilherme Kramer produz um mural urbano para o Sesc Birigui. O público pode acompanhar a produção e dialogar com o artista sobre ocupação do espaço público, arte e intervenção urbana. 
De 272 a 2/3, terça a sexta, das 13h às 22h
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Gramado da Tenda do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Ateliê
Criando estampas com carimbos artesanais
Com Paula Dias
Criação de carimbos artesanais com materiais inusitados como batatas, rolhas e borrachas escolares. Juntando tintas, pinceis, rolinhos e esponjas, serão criadas diversas estampas para preencher camisetas, quadros, papeis e onde mais a imaginação desejar.
Dia 3, sábado, das 10h às 12h
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 14h às 16h
Área de Convivência do Sesc Birigui
Livre
A partir de 7 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Oficina
Fotografia de Rua
Com Emiliano Capozoli, fotógrafo e fotojornalista
Por meio da junção dos conceitos de fotojornalismo e fotografia de arte, a oficina fornecerá informações técnicas sobre como tirar maior proveito dos recursos da câmera e, de forma prática, como melhor fotografar na rua.
Dia 2, sexta, das 19h às 22h
Dia 3, sábado, das 9h às 18h
Sala de Leitura - Polo Avançado do Sesc em Araçatuba
A partir de 16 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa

Oficina
Pôster Ilustrado

Lalan Bessoni, ilustrador gráfico
Exercícios teóricos e práticos para a criação e execução de um pôster ilustrado. Pensamento gráfico, paleta de cores, esboço ilustrado, formatação de texto e tratamento de imagem serão abordados a partir de técnicas manuais e digitais.
Dia 2, sexta, das 19h às 21h
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 10h às 13h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Birigui
A partir de 16 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa

Oficina
Ressignificação afetiva da Praça João Arsênio: Crochê Urbano

Com Artesanati
Como tornar o espaço público mais aconchegante? Diversos coletivos e artistas realizam intervenções na cidade com esse objetivo. O público do FestA! poderá participar de uma delas, produzindo peças de crochê para os bancos e árvores da praça João Arsênio, ao lado da unidade.
Dia 3, sábado, das 10h às 17h e das 17h às 18h
Área de Convivência do Sesc Birigui
A partir de 12 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Demonstração
Gravura em metal: o que é e como se faz?

Willian Menkes, gravurista
As gravuras podem ser produzidas em diversos tipos de superfícies duras. Nessa atividade, o público entrará em contato com o passo a passo da técnica no metal:  preparação da chapa de cobre, gravação, tintagem, limpeza e impressão. 
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 15h às 18h
Sala Múltiplo Uso 1 do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Feira
Tem FeirA! no FestA!: Feira de Artes de Birigui

Associação dos Artesãos de Birigui de A a Z
Nesta feira, a Associação dos Artesãos de A a Z de Birigui apresenta e vende seus trabalhos com diversas técnicas artesanais em bordado, tecido, madeira e outros. 
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 10h às 17h
Gramado da Tenda do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Oficina
Skate: Shapes artesanais

Radamés Góes, skatista artesão
Os amantes de skate costumam decorá-los ao seu gosto. Nessa oficina, eles terão a oportunidade de criar seus próprios shapes, escolhendo o material e realizando a pintura, o corte e o acabamento. O resultado final será levado para casa. 
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 14h às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Birigui
A partir de 12 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa

Oficina
Sticker Stencil - adesivos e moldes vazados

Rodrigo Motta
Criação de adesivos utilizando o Stencil, técnica usada por artistas para aplicar e reproduzir uma imagem através do uso de tinta spray e moldes vazados.
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 10h às 12h30
Dia 3, sábado, das 14h às 16h30
Área de Convivência do Sesc Birigui
A partir de 10 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Vivência
SeriCidade: Ateliê aberto de serigrafia da cidade

Alcides Rodrigues
A partir de imagens de pontos turísticos de Birigui, crianças e adultos serão convidados a criar suas próprias serigrafias. As gravuras serão impressas em papel e tecido para a produção de estampas em camisetas, adesivos e cartazes.
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 13h30 às 17h30
Sala Múltiplo Uso 2 do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »