AtaNews Publicidade 728x90
26/07/2019 às 14h26min - Atualizada em 26/07/2019 às 14h26min

Parlamentares conhecem o “SUS” de Taiwan, um dos melhores do mundo

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
A comitiva de parlamentares em Taiwan, formada pelos deputados Carla Zambelli, Daniel Silveira, Loester Trutis e o senador Carlos Viana, visitou a administração do sistema de saúde local. Em um vídeo divulgado nas redes sociais da deputada eles explicaram como a questão é tratada lá.
 
Segundo Zambelli, “há um fundo específico para a saúde, que recebe o dinheiro arrecadado dos empregados, empregadores e do governo.” Ela também disse que a união com a tecnologia é grande. “É possível saber o tipo de gasto de cada pessoa, diminuindo muito a possibilidade de fraudes.”
 
“O segredo é que a corrupção e fraude não são acentuadas. É utilizado apenas 1% do orçamento da saúde para administrar toda a máquina, contra 35% no Brasil”, destacou Silveira.
 
Viana pontuou que o sistema de saúde trabalha, em sua maioria, com hospitais filantrópicos e que não é permitido o lucro na medicina. “Há os hospitais privados, mas o ‘SUS’ deles trabalha diretamente com os filantrópicos e o índice de satisfação da população chega a 80%.” “Cada cidadão tem um cartão e uma ficha, onde são controladas as frequências das pessoas e a forma como são utilizados os serviços”, disse.
 
Os parlamentares pretendem trazer ao Brasil um dos métodos utilizados em Taiwan, que consiste em usar a qualidade dos melhores hospitais brasileiros como referência e torna-los “treinadores” para outros.
 
A comitiva esteve em Taiwan desde o último domingo (21) até a quinta-feira (25) a convite do governo local e conheceu a forma de trabalho de diversos setores como da Justiça, Segurança, Saúde, Tecnologia e do Meio Ambiente.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »