AtaNews Publicidade 728x90
12/07/2019 às 15h53min - Atualizada em 12/07/2019 às 15h53min

Professora da rede estadual de Uchoa ganha curso para aprimorar inglês nos EUA

Cerca de 40 docentes viajaram para 14 cidades norte-americanas

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
Cerca de 40 professores de inglês da rede estadual de São Paulo embarcaram no final de junho para 14 cidades dos Estados Unidos para um curso de aprimoramento da língua inglesa com duração de seis semanas. Os docentes foram contemplados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), da Capes, ligada ao Ministério da Educação. Há representantes que atuam em escolas da Capital, Litoral e Interior de São Paulo.

Uma das selecionadas foi a professora Leticia Fonseca Borges, que dá aulas na EE Professor Pedro Elias, em Uchoa, da Diretoria Regional de Ensino de São José do Rio Preto. O intercâmbio de seis semanas ocorre na Michigan State University em East Lansing, Michigan, Estados Unidos.



Ela conta que a experiência tem sido muito enriquecedora porque proporciona imersão total na cultura americana. “Tanto em termos de vivências diárias - como ir ao supermercado, pegar ônibus ou conversar com alguém em fila - quanto em termos de aulas com professores nativos. Poder fazer essa troca de experiências tem sido sensacional”, afirma.

Desenvolvido em parceria com a Comissão Fulbright e a Embaixada dos Estados Unidos e promovido pelas Diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), o PDPI é destinado aos professores de inglês em efetivo exercício na rede pública de ensino. O programa conta com atividades acadêmicas e culturais que promovem o fortalecimento do domínio de habilidades linguísticas, a imersão no cotidiano de um país de língua inglesa e o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.

Os docentes foram selecionados a partir da nota no teste de proficiência Toefl ITP que serviu também para os organizadores definirem em qual modalidade de curso o candidato será incluído, além de uma prova. Durante os últimos três anos, quase três mil professores foram capacitados por meio do PDPI. A atual edição do programa selecionou 486 profissionais, além de 15 suplentes.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »