AtaNews Publicidade 728x90
03/07/2019 às 16h38min - Atualizada em 03/07/2019 às 16h38min

SAMAR apresenta ações de preservação ao Ribeirão Baguaçu para CONDEMA

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A SAMAR participou, na manhã desta quarta-feira (03/07), da reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para apresentar as ações realizadas pela empresa após a realização da terceira edição da Expedição Baguaçu.

Desde a primeira edição do evento, em 2017, até o momento, a Expedição mapeou mais de 19 pontos de poços de visita (local que permite manutenções em tubulações de esgoto) às margens do Ribeirão Baguaçu. Desde então, esses pontos passaram a ser monitorados periodicamente por uma equipe da SAMAR com o objetivo de identificar e corrigir possíveis vazamentos.

Por não estarem cadastrados e localizados em áreas de difícil acesso, a SAMAR só conseguiu chegar até esses locais após a realização do evento. No percurso realizado na edição deste ano, que partiu do ponto onde fica a Estação Elevatória de Esgoto até o bairro Vicente Grosso, foram realizadas manutenções e adaptações em quatro poços de visita que estavam obstruídos. 

Além do trabalho corretivo e preventivo, a SAMAR também concluiu a obra de remanejamento de esgoto às margens do Baguaçu. Foram mais de 2.500 metros de instalação de novo emissário para solucionar, em definitivo, problemas de constantes rompimentos devido a precariedade da antiga tubulação. A SAMAR também realizou o plantio de mais de 2 mil mudas de árvores, para reflorestamento de área de mais de 11 mil metros quadrados às margens do Baguaçu.

Para o próximo ano, a Expedição Baguaçu deverá focar o trecho onde está localizado o emissário de lançamento do efluente tratado, da Estação de Tratamento de Esgoto.

De acordo com o presidente do Conselho, Marcelo Oliveira, as ações da SAMAR representam uma grande contribuição para o meio ambiente. “Essa participação é importante para divulgar, de forma transparente, as ações desenvolvidas após as três edições do evento e o comprometimento da SAMAR em contribuir para a preservação do Baguaçu”, destacou.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »