AtaNews Publicidade 728x90
06/05/2019 às 08h49min - Atualizada em 06/05/2019 às 08h49min

Escoteiros visitam o museu Hintaro Takahashi

Atividade externa serviu para que as crianças tenham contato com a história de Araçatuba por meio de detalhes, texturas e da materialidade das peças do acervo

Assessoria de Imprensa
Os escoteiros da Alcateia Samurai  visitaram hoje o museu Hintaro Takahashi, de Araçatuba (SP). Eles tiveram contato com o acervo, que reúne diversos artefatos indígenas, rochas e fotos que ajudam a contar a história da cidade. O grupo de aproximadamente 20 crianças também ouviu atentamente as explicações do administrador do local, Kunivo Takahashi, sobre os motivos que o levaram a criar o museu, que tem o nome de seu pai, Hintaro, já falecido.
 
Mãe da escoteira Larissa, a professora de história Laís Paiva Salazar aproveitou.
 
a oportunidade para contar à turma curiosidades da cultura indígena regional, à época da fundação de Araçatuba, em 1908. De acordo com o coordenador da Seção Autônoma Alcateia Tropa Escoteira Samurai, Akira Hayashida, a visita ao museu é um encontro de potencialidades, em que as discussões, observações e sensações partem do olhar atento às peças. "É importante incentivar e construir o hábito de ir a museus. Trata-se de lugares de entretenimento e de pesquisa, preservação e apresentação de objetos, documentos e experiências", disse Hayashida. A Alcateia Samurai foi criada no dia 8 de março de 2018, e se reúne todos os sábados, das 9h às 11h, na Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba (ACEA), localizada na rua Fagundes Varela, 683, no Jardim do Prado.
 
O Museu
 
Fundado em 07/11/2005, o Museu Rintaro Takahashi conta com peças indígenas (cerâmica marajoara, flechas, máscaras, cocares, saias) diversos tipos de rochas e fósseis de peixes.
 
É administrado por Kunivo Takahashi, filho de Hintaro (já falecido), que foi professor de língua japonesa, integrante da Sociedade Geográfica do Brasil, e presidente da Associação Cultura Nipo Brasileira.
 
Seu contato e interesse pela cultura indígena o levou a escrever o livro Índios do Brasil. Foi o fundador da tradicional Livraria dos Amigos.
 
O Escotismo
 
Fundado em 1907 pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é um movimento educacional e apartidário que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem o seu próprio desenvolvimento, e a se envolverem com a comunidade, formando líderes.

A União dos Escoteiros do Brasil foi fundada em 1924, e é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os grupos de escoteiros no Brasil.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »