AtaNews Publicidade 728x90
26/04/2019 às 11h36min - Atualizada em 26/04/2019 às 11h36min

Vai de carro? Confira nossas dicas para se divertir

VEÍCULOS

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Fazer uma viagem de carro, a famosa road trip, com amigos ou com a família pode se tornar uma aventura cinematográfica. A indústria de filmes, inclusive, já explorou diversas vezes esta temática.
 
Esse tipo de viagem é bastante recomendada se o seu roteiro incluir diferentes localidades e elas forem próximas umas das outras. Você também pode aproveitar a road trip se tiver com tempo de sobra e o intuito for conhecer mais pausadamente os locais.
 
Se você está pensando em viajar de carro para conhecer aquele resort e spa dos sonhos, é importante se preparar com antecedência e cuidar de todos os detalhes. Para que nada atrapalhe a sua diversão, observe alguns pontos que merecem especial atenção.

Melhor tipo de automóvel

Você não vai querer colocar a sua família ou os seus amigos em risco, certo? Então, uma das primeiras providências a tomar é decidir com que tipo de automóvel vai realizar a sua viagem.
 
Se você for visitar áreas rurais que possam ter lama ou barro, é recomendado utilizar veículos com tração 4x4.  Nas situações mais extremas, esses modelos garantem melhor performance, ou seja, se você atolar, por exemplo, possivelmente não precisará descer do carro para empurrá-lo.
 
Já se o seu destino for uma praia onde vai praticar esportes radicais, como o surfe ou o mergulho, é melhor pensar em um SVU, cujo bagageiro é um pouco mais espaçoso e garante acomodação para todos os seus equipamentos.

Viajando com o seu próprio carro

Se o modelo do seu próprio veículo for adequado para a viagem planejada, então, é necessário conferir se ele está, por exemplo, com a documentação em dia.
 
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, chamado de IPVA, e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), conhecido como licenciamento, são alguns dos mais importantes.

Habilitação do motorista

Verifique também se o motorista está com toda a documentação exigida em ordem. A Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, deve ser renovada a cada 5 anos.
 
É importante conferir também se o automóvel a ser dirigido requer alguma habilitação mais específica. Para dirigir traillers, por exemplo, é necessário ter uma CNH do tipo E.
 
Motoristas com carteira vencida só podem conduzir veículos nesta situação por no máximo 30 dias. Depois desse prazo, se forem pegos, os motoristas poderão perder 7 pontos na carteira, além de serem multados em R$ 293,47.

Revisão do automóvel

É recomendado realizar uma revisão nos principais itens de seu veículo, como os pneus. Se eles estiverem carecas, providencie imediatamente a troca, pois quando desgastados os pneus são menos confiáveis, principalmente em situações de frenagem.
 
Também verifique o nível de água e de óleo do carro. Eles garantem o melhor desempenho para o motor. Mantenha-se por dentro das principais informações que aparecem no painel dos veículos. Qualquer problema mais sério, como panes elétricas, são comunicadas por ali.
 
Procure conhecer algum serviço de mecânica do lugar que vai visitar. Se acontecer algum problema mais sério, você já tem com quem contar.
 
Outros elementos de segurança como cintos, encostos de cabeça e cadeiras para crianças também devem ser conferidos. Não se esqueça de checar também se as pastilhas dos limpadores de pára-brisa estão desgastadas. Se eventualmente chover e de forma mais intensa, você vai precisar delas.

Aluguel de carros

Se você não quer levar o seu próprio automóvel ou se o tipo de carro que você tem não serve para a viagem planejada, então você pode optar pelo aluguel de veículos.
 
No Brasil, existem várias locadoras que praticam todo tipo de tarifas. Geralmente, o valor a ser pago depende do ano do veículo, do período a ser utilizado e da região do país em que irá rodar.
 
Mesmo nesta situação de aluguel, não deixe de verificar todos os documentos do veículo, como o IPVA e o CRLV. Também confira como está a parte mecânica.

Conforto

Geralmente, quem viaja quer evitar gastos supérfluos. A economia pode render mais passeios, mais compras, etc. Mas se a sua viagem for do tipo road trip, você não deve abrir mão de alguns itens de conforto, como ar condicionado, GSP e air bags. Pagar mais caro, neste caso, é garantir que todos os passageiros terão uma experiência agradável e satisfatória.

Diversão

Não se esqueça também de ter uma boa playlist, dependendo da distância a ser percorrida, ela vai te ajudar a não deixar a viagem monótona.
 
Lembre-se de que a viagem de carro é uma maneira de você ter um tempo de qualidade com a família ou amigos. Provavelmente, você vai estreitar os laços com os outros viajantes. Então, relaxe e divirta-se.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »