AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2019 às 11h20min - Atualizada em 02/04/2019 às 11h20min

Departamento de Saúde de Buritama tem tratamento gratuito para fumantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Departamento de Saúde disponibiliza serviços de tratamento público para quem quer parar de fumar. Os atendimentos são gratuitos. Para participar, o interessado deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro em que mora ou fazer a inscrição no Centro de Especialidades ‘Ana Ferreira de Jesus’ (rua Antonio Teixeira Duarte, 552).

O programa conta com uma equipe multidisciplinar com médica, psicóloga, enfermeira, farmacêutica, nutricionista e fonoaudióloga. As reuniões são feitas em grupo e os participantes recebem orientações direcionadas ao tabagismo. Além do tratamento clínico, também é oferecido medicamentos para abandonar a dependência do cigarro.

Quando selecionado, o tabagista participa de um grupo de palestras motivacionais durante quatro meses, que ocorrem na Vigilância Epidemiológica, e é acompanhado por uma enfermeira, psicóloga, médica e farmacêutica. Podem participar interessados em parar de fumar, de qualquer idade.

“Dentro do tabagismo temos a dependência física, psicológica e comportamental e trabalhamos dentro grupo estes três temas. Hoje nós temos as doenças cardiovasculares ocorrendo com as pessoas de 40 a 50 anos e que tinha alguns fatores, entre eles, o tabagismo”, disse a médica Renata Chitomi Onishi.

Conforme a médica, o tabagismo é responsável por 90% das causas de morte de câncer de pulmão e também é associado a outras doenças como catarata, ao câncer de bexiga, de estômago e de colo. “No grupo é trabalhado com os participantes a mudança de comportamento”, explicou.

No município, o programa foi instituído em 2009, por ano são criados quatro grupos, com 20 pessoas. Já passaram pelo tratamento aproximadamente 800 indivíduos. A média que param de fumar atinge os 70%, cerca de 560 moradores. O tratamento dura quatro meses. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (ONU) como a principal causa evitável de morte.

“É necessário que a pessoa queira parar de fumar, quando ela vai procurar porque ela quer, os resultados são bem melhores. Tem que ter o desejo, essa vontade de mudar e no caso do tabagismo é uma mudança de qualidade de vida. A gente trabalha não só o indivíduo para parar de fumar, a gente trabalha o indivíduo como um todo”, afirmou a psicóloga Maria Cristina dos Santos Goularte.

O processo de parar de fumar pode causar estresse, além disso, alguns fumantes apresentam tensão ou ansiedade como sintoma de abstinência. “É importante que o morador reafirme o desejo de parar de fumar, pois quanto mais fumar, mais chance terá de ficar doente. É necessário ter paciência e persistência, já que os benefícios serão muitos, entre eles, melhora da respiração e circulação, fim da tosse e do pigarro, melhora da pele e principalmente elevação da autoestima”, concluiu a psicóloga.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »