27/02/2019 às 08h24min - Atualizada em 27/02/2019 às 08h24min

Prefeitura participa de evento sindical sobre segurança no trabalho

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O 6º Encontro de Cipeiros e Profissionais do SESMT do Setor Químico de Araçatuba e Região contou com a presença do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e dos secretários municipais Josué Cardoso de Lima, da Fazenda, e Marcelo Astolphi Mazzei, das pastas de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Desenvolvimento Agroindustrial e de Turismo.

O evento foi Promovido pelo Sindalco (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e na Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Araçatuba e Região-SP) e realizado em sua sede, com apoio e colaboração da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores Nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo).

O evento teve como objetivo promover a integração do público alvo (cipeiros, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho) com a troca de experiências; permitir ações que reduzam ou eliminem os riscos à saúde decorrentes do trabalho e identificar o papel e as ações da CIPA e SESMT na educação ambiental;

O encontro ainda ofereceu palestras aos participantes. A psicóloga Bárbara Cristina Romeiro de Moraes apresentou o tema Depressão: o mal que afeta os trabalhadores; A nutricionista Dra. Flávia Gomes de Oliveira tratou da Alimentação Saudável: como se alimentar no ambiente de trabalho; Jorge Marques Pontes, pesquisador da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), filósofo, mestre em Políticas Públicas e especialista em Gestão Pública, abordou Nanotecnologia na saúde do trabalhador e meio ambiente; e o engenheiro José Possebon, também pesquisador da FUNDACENTRO, desenvolveu sobre o Espaço Confinado, como detectar os gases.

Além do prefeito e dos secretários municipais de Araçatuba, a mesa diretora do evento foi composta pelo presidente do Sindalco, José Roberto da Cunha; o auditor e secretário especial da Previdência e do Trabalho, Roberto Lemos de Castro; o secretário Geral da Fequimfar, Edson Bicalho; o Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador, também da Fequimfar,  João Donizetti Scaboli; e o coordenador da Udop, Felippe Sakamoto de Miranda.

Em pronunciamento ao público do encontro, Dilador recordou o ocorrido com a barragem da mineradora Vale, no município mineiro de Brumadinho. “Ainda que esta catástrofe tão recente tenha sido distante e de proporções inimagináveis à nossa realidade local, jamais podemos ter o pensamento de que nunca acontecerá conosco.

O trabalho de cada profissional, entidade, associação envolvidos com saúde e segurança do trabalho é importantíssimo e deve ser levado a sério, tanto por vocês como por todos nós. Esta administração tem trabalhado com o pilar mestre de cuidar das pessoas, tanto da população como dos servidores públicos em todas as áreas, com políticas de redução de acidentes no trabalho, no trânsito, nas repartições públicas e incentivando esse cuidado nos espaços particulares também.

Minha participação hoje é de parabenizar e incentivar esse trabalho contínuo que o Sindalco faz e que sintoniza com nosso empenho de cuidar de nossa gente”.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »