AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2019 às 10h23min - Atualizada em 22/01/2019 às 10h23min

Prefeitura de Rio Preto reduz número de incêndios nos pontos de apoio em 80%

Foram 76 incêndios em 2016, contra 17 no ano passado e 14 em 2018.

Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Rio Preto conseguiu reduzir em mais de 80% o número de incêndios nos Pontos de Apoio, nos dois anos da atual administração, comparando-se os dados a 2016. Foram 76 incêndios em 2016, contra 17 no ano passado e 14 em 2018.

A Prefeitura está finalizando construção de seis novos Pontos de Apoio (Jardim Nazareth, Schmitt, Lealdade e Amizade, Floresta Park/Solo Sagrado, Nova Esperança e Santo Antonio) e outros cinco estão em processo de reforma (São Francisco, Ana Angélica/Gabriela, Castelinho, Parque das Flores e Jardim Antunes/Mini Distrito Adail Vetorazzo).

A partir deste ano, a Prefeitura de Rio Preto vai inaugurar um novo sistema de coleta e destinação dos resíduos sólidos dos Pontos de Apoio, graças ao novo projeto de modelo que está sendo implantado nas novas unidades construídas e também será levado às unidades que serão reformadas. A Prefeitura também está iniciando processo de licitação para a compra de caminhões, caçambas de 37m³ e demais equipamentos que vão completar a infraestrutura completa funcionamento do novo sistema dos pontos de apoio. Neste novo sistema e modelo de Ponto de Apoio, os resíduos são colocados em grandes caçambas, já separados por tipos e retirados do local por caminhões para destinação final, assim que estiverem cheias. Sem o acúmulo, a exposição e o contato dos resíduos com o solo, a ocorrência de incêndios tende a ser zerada.

Também está em fase final, a licitação para a contração de zeladores para os Pontos de Apoio, o que aumentará, ainda mais, a segurança dos locais e também contribuirá para a diminuição dos incêndios. Todo esse sistema é para que os resíduos e volumosos sejam acondicionados e tenham a destinação ambientalmente correta.

A previsão é que esse novo sistema esteja em funcionamento em 2019. Os primeiros pontos de apoio neste modelo devem ser abertos ainda no primeiro trimestre.

A Prefeitura também está elaborando projetos executivos e viabilizando o manejo dos galhos e madeira da Fazendinha (área de destinação dos resíduos), também programado para entrar em funcionamento em 2019. Todo este sistema é complexo mas coloca Rio Preto como destaque na área de gestão de resíduos e está sendo tratado de forma intersetorial e integrando várias secretarias como Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Gerais, Obras e o Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »