AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2019 às 14h13min - Atualizada em 08/01/2019 às 14h13min

Hoje é dia de comemoração para os fotógrafos

Está sendo comemorado em todo o Brasil o Dia do Fotógrafo e Dia Nacional da Fotografia

Educa + Brasil
Foto: Divulgação

Celebra-se hoje (08), o Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia. Essa data foi escolhida porque marca a chegada da primeira câmera fotográfica no Brasil, em 1840. Intitulada de daguerreótipo, ela foi inventada por Louis Jacques MandéDaguérre e apresentada mundialmente no dia de 19 de agosto de 1839, em Paris - data que se comemora o Dia Mundial da Fotografia.

É nítido que a fotografia se tornou uma das maiores invenções da era moderna. E, mesmo diante de tantos avanços, no Brasil, a profissão não é regulamentada. Porém, há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior na área. Além disso, existem cursos focados em determinadas competências, como por exemplo, o fotojornalismo.

Nesse universo, ainda existem aqueles que tem a fotografia como paixão, mas não exercem a profissão. Diversos artistas expõem suas fotos como arte, porém sem assumirem a fotografia como profissão, com um olhar mais voltado para a arte. Outras pessoas têm a fotografia como um hobby e acabam buscando mais conhecimento e aprimoramento.

A história de Elvis de Vasconcelos Freitas começou bem parecida como a de milhares de pessoas. Ele trabalha há cinco anos com fotografia, mas deu o primeiro passo no mundo fotográfico ao comprar uma câmera bem simples e fazer os primeiros registros. “Tudo começou como um hobby, mas isso cresceu tanto em mim, que eu percebi que deveria fazer disso minha profissão”, contou.

Quando fala sobre o seu sentimento em relação à fotografia, o estudante expressa muito amor. Para ele, essa arte é uma forma de revelar a beleza. “Para muitos, a fotografia é terapia. Ela consegue elevar a autoestima das pessoas. Muitas vezes, já me senti emocionado ao ver o brilho nos olhos das pessoas que foram fotografadas e a emoção delas em ver o resultado das fotos que tirei. Fotografia é mágica”, define.

O importante é não desanimar. Hoje, o fotógrafo trabalha na maior parte do tempo por conta própria e o prazer de olhar e de identificar formas e conteúdos conduzem os primeiros passos para a profissão. É importante investir também em cursos, em qualquer nível, que favoreçam o conhecimento técnico. E não se esquecer, fotografia é arte e, como toda carreira na área artística, o retorno pessoal é, muitas vezes, maior que o financeiro.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »