AtaNews Publicidade 728x90
12/12/2018 às 15h53min - Atualizada em 12/12/2018 às 15h53min

Saúde informa: 887 pessoas participaram da Campanha Novembro Azul de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa
Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Câncer de próstata, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina. Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.



Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas. São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.  A ideia, desde o início, é promover uma mudança no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e a cuidarem da saúde constantemente.

Tendo-se em vista esta campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, através das equipes de Atenção Básica (Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde) realizou ações no decorrer do mês de novembro em alusão ao Novembro Azul.



As atividades foram baseadas em caminhada e palestras educativas para a população sobre os cuidados com a saúde do homem (incluindo prevenção do câncer de próstata e diabetes) e complementadas com outros temas como dengue e tuberculose, sendo realizadas nos seguintes locais:

-Área de abrangência UBS 1: Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, Igreja Santa Clara e Igreja São José do Operário;

-Área de abrangência UBS 2: Recepção UBS, Igreja São Francisco de Assis e empresa Klin;

-Área de abrangência UBS 3: Recepção UBS, Praça Vale do Sol, Hiperdia e empresa La Femme;

-Área de abrangência UBS 4: Recepção da UBS e Supermercado Paulista;

-Área de abrangência UBS 5: Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima e Igreja Santo Antônio;

-Área de abrangência UBS 6: Recepção UBS, Igreja Sagrado Coração de Maria, Igreja Santa Luzia, Igreja Santa Terezinha, Igreja Bairro Silvares, Hiperdia Portal I e II;

-Área de abrangência UBS 7: Grupo de Hiperdia na UBS;

-Área de abrangência UBS 8: Igreja Menino Jesus de Praga;

-Área de abrangência UBS 9: Recepção da UBS;

-Área de abrangência UBS 10: UBS.




Tivemos a participação total de 887 pessoas na campanha. Além disso, estes usuários foram orientados sobre a existência do Programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, da Secretaria Estadual de Saúde.

Neste programa é realizado o agendamento de um check up gratuito pelo 0800-779-0000 para homens maiores de 50 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico. No AME, o paciente passa por um consulta inicial para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e por exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.

Na consulta seguinte, é atendido pelo cardiologista e o urologista para avaliação dos exames. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para acompanhamento e tratamento. A finalidade da iniciativa é estimular os homens a fazer os exames regulares de saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »