AtaNews Publicidade 728x90
31/10/2018 às 10h41min - Atualizada em 31/10/2018 às 10h41min

Docente da Unesp participa de eventos da 73ª Assembleia da ONU

Fabiane Lopes da Cunha, do campus de Ourinhos, é articuladora do Projeto Angra Doce

Assessoria de Imprensa, Unesp
Professora Fabiana Lopes da Cunha (dir) ao lado da doutoranda da Unesp, Rosa Couto. ( Foto: Divulgação)
Entre os dias 23 a 27 de setembro, a professora Fabiana Lopes da Cunha, da Unesp de Ourinhos, foi convidada para participar do UN Global Compact - Cities Programme a convite da diretora regional do programa, Roseane de Souza. Fabiana participou como representante da universidade e como ponto focal e articuladora do Projeto Angra Doce, que visa promover o turismo sustentável nesta região entre os esdtados de São Paulo e Paraná.

O convite se justifica em virtude das ações realizadas pela professora e pela Unesp de Ourinhos com o objetivo articular e desenvolver projetos vinculados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e à implementação da Agenda 2020-2030 do UN Global Compact na região turística do Angra Doce. As reuniões e mesas redondas do evento ocorreram juntamente com a 73ª Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O Cities Programme é o braço urbano do Pacto Global da ONU e concentra-se na colaboração entre todos os níveis de governo, empresas e sociedade civil para melhorar a sustentabilidade, resiliência, diversidade e diversidade dentro das cidades e em face de desafios urbanos complexos.

“A participação no evento é muito importante para fazer novos contatos, difundir nossa instituição na reunião mais importante do ano promovida pela ONU, UN Global Compact - Cities Programme, e também para difundir a relevância da Unesp na articulação e desenvolvimento do Projeto Angra Doce no estado de São Paulo”, explica a professora do câmpus de Ourinhos.

Ao longo dos dias de evento, a professora prospectou parcerias para o programa de pós-graduação que está sendo criado na área de Desenvolvimento Regional Sustentável. As conversas foram estabelecidas com Michel Nolan, presidente do UN Global Compact- Cities Programme, e com representantes da universidade australiana RMIT, de Melbourne.

“Acredito que estar presencialmente em evento desta envergadura nos projeta e nos permite estabelecer novas parcerias ou estreitar ainda mais o vínculo já existente com outras instituições, como o RMIT de Melbourne ou a School of Business and Economics”, destaca Fabiana. A professora ainda ressalta a importância de se formar uma rede com as universidades de países de língua portuguesa, com o ISAE/FGV, com o Pacto Global, Cities Programme, empresas e instituições como o SEBRAE. “Todos com que tive contato se dispuseram também a vir à Unesp de Ourinhos para um grande evento que pretendemos organizar para o próximo ano”, ressalta.

Sobre o Projeto Angra Doce

O projeto Angra Doce tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo, garantindo a conservação dos recursos naturais, fomentando negócios sustentáveis, viabilizando a manutenção da infraestrutura adequada, buscando o aumento do emprego e renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população.

O projeto, de abrangência interestadual envolve cinco municípios do Estado do Paraná e dez municípios do Estado de São Paulo e possui como elemento comum o reservatório da Represa de Chavantes. A Unesp de Ourinhos e a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) formaram uma cooperação técnica para realizar estudos, projetos de pesquisa e de extensão universitária, conferências, oferecimento de cursos e programas de capacitação além da realização de estágios e quaisquer outras atividades julgadas de interesse ou de conveniência pelas IES partícipes na região Angra Doce.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »