AtaNews Publicidade 728x90
26/10/2018 às 14h10min - Atualizada em 26/10/2018 às 14h10min

Criação do Observatório Social de Araçatuba é proposta em palestra

Com a entidade, UECAR propõem o monitoramento das compras públicas, desde a publicação do edital até a entrega do produto ou serviço

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Araçatuba deve ganhar nos próximos dias uma unidade do Observatório Social do Brasil. O assunto foi apresentado e debatido na palestra Sensibilização para a Constituição do Observatório Social do Brasil, ministrada pelo presidente da instituição, Ney da Nóbrega Ribas.  O evento foi promovido pela UECAR (União das Entidades Civis de Araçatuba e Região), na última quarta-feira (24), na sede da AEAN (Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Alta Noroeste), e reuniu representantes de diversas entidades, como OAB, CIESP, ACIA, SIRAN, ABRAPEC, Unimed, AEAN, Lions, Rotary, Sescon-SP, Maçonaria, CRECI-SP, Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba, FATEC e Associação Paulista de Medicina (APM).
 
"A UECAR está cumprindo com os seus objetivos de trabalhar pela cidade e região. Sempre estaremos atuando, com o intuito de fazer Araçatuba melhorar, por meio de uma gestão mais eficiente e com a participação da sociedade através de trabalho voluntário", afirmou o presidente da UECAR, Walter Ávila Aguiar. O próximo passo é definir os nomes dos voluntários que farão parte do Observatório, estruturar e formalizar a entidade, o que já está ocorrendo.
 
De acordo com Ribas, o Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada observatório é integrado por cidadãos brasileiros que transformam o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. É formado por empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
 
O presidente da entidade ressaltou ainda que o Observatório faz uso de metodologia de monitoramento das compras públicas municipais, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
 
"A criação do Observatório Social aqui em Araçatuba é estratégica, pois a cidade está localizada em uma região muito rica, e isso pode transformar a gestão pública com a contribuição de todas entidades empresariais e cidadãos do bem. Araçatuba terá uma nova etapa a partir da instalação do Observatório, que vai inspirar outras cidades a implantá-lo e contribuir principalmente com os gestores municipais para que os recursos dos impostos sejam corretamente aplicados e tragam resultados em qualidade de serviço prestados para a população", finalizou Ribas.
 
O Observatório Social do Brasil
 
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública. Atualmente, existem 134 observatórios sociais espalhados em 16 estados brasileiros e graças a atuação de 3.500 voluntários, de 2013 a 2017 os OSBs conseguiram proporcionar aos cofres públicos economia de aproximadamente R$3 bilhões.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »