AtaNews Publicidade 728x90
10/10/2018 às 16h13min - Atualizada em 10/10/2018 às 16h13min

Flibi 2018 contará com dez oficinas formativas, por meio do programa educativo, abertas ao público

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Falta uma semana para a 5ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui). Entre as atividades do festival, estão dez oficinas formativas direcionadas para todas faixas etárias por meio do #EducativoFlibi. A proposta do programa é oferecer ao público oficinas práticas e laboratórios de experimentações com foco na autonomia e liberdade criativa dos sujeitos.

O festival acontecerá entre os dias 17 e 21 deste mês, com intensa programação gratuita com bate-papos com escritores nacionais e regionais da literatura, sessões de contação de histórias, lançamentos de livros, espetáculos teatrais, shows e doações de livros. O evento é realizado pela Prefeitura de Birigui, com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC.

PROGRAMAÇÃO

A primeira oficina do festival será Contação de Histórias – Narração Oral e Performance com o autor e narrador de histórias no projeto Esopo em Dó Maior, Markito Alonso, que acontecerá no dia 17, às 9h30 e às 18h30, na Biblioteca Municipal. Na atividade serão ensinadas formas de criação e memorização de histórias, além da utilização de técnicas corporais e de sonoridade.

No dia 18 serão ministradas duas oficinas. A primeira será sobre as Aventuras em Série: aprendendo com os desafios da narrativa seriada, com a jornalista e autora regional Edilene Spitaletti. Haverá também o Fab Lab: confecção de livros artesanais de baixo custo com Marina Uemura e Nalva Reis. As duas atividades serão às 8h, na Biblioteca Municipal.

Filme Pintado será o tema da oficina que ocorrerá no dia 19, a partir das 13h, na Biblioteca Municipal. O filme-designer e editor Kaká estimulará o contato com a materialidade da película (filme super 8mm) com a poesia das cores e a criação comum. Às 16h, na Associação dos Artesãos de A a Z de Birigui haverá a oficina Artesanato com Literatura.

CRIAÇÃO LITERÁRIA

A escritora Eda Nagyama ministrará a oficina de Criação Literária Memória Identidade e Narrativa: Eu, Nós & Outros em dois dias: no dia 19, das 19h às 23h; e no dia 20, das 9h às 13h, ambas na Biblioteca Municipal. A atividade vai propor uma reflexão sobre a memória e a identidade como construção, tendo como eixo a escrita de ficção, autoficção e biografia.

Nos dias 20 e 21, o Sesc Birigui receberá três oficinas por meio do projeto Estação Gráfica. Os temas propostos serão: Encadernação Artesanal, com Alexandre Eschenart; Escrita com Software Livre de Texto, com Aline Hasegawa; e Confecção de Marca Páginas com Stencil, com Gé Coltré. Nos dois dias, as atividades acontecerão das 13h às 16h.

Ainda no dia 20, das 14h às 18h, haverá a oficina Da Escrita Criativa à Curativa: Corpus, Afetos e Ficções Possíveis, com os escritores Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães. Já das 16h às 18h, o autor e narrador de histórias Markito Alonso ministrará a oficina Histórias Sonoras. As duas atividades acontecerão no Sesc Birigui.

SERVIÇO

Para participar das oficinas do programa #EducativoFlibi é necessário fazer inscrições pelo site www.flibi.com.br, pelo e-mail [email protected], pelo Facebook (facebook.com/flibi.birigui) ou pelo telefone (18) 3644-9677. Apenas para as oficinas do Estação Gráfica e História Sonoras com Markito Alonso não há necessidade de inscrição antecipada.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »