AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2018 às 14h33min - Atualizada em 20/09/2018 às 14h33min

Ambulatório de Saúde da Criança será inaugurado dia 3 de outubro pela Prefeitura de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui vai inaugurar no dia 3 de outubro seu Ambulatório de Saúde da Criança, que irá atender menores de 12 anos. O novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde foi instalado no Centro Médico, prédio do antigo pronto-socorro, no Largo Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro. A inauguração será às 17h, reunindo várias autoridades.

O Ambulatório contará com oito salas internas, sendo consultórios, salas para pré e pós-consultas, sala de enfermagem, inalação, observação, além de um espaço de recreação e uma recepção. O local atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

No local serão atendidas as crianças que forem encaminhadas pelas dez UBSs de Birigui, pela Maternidade e pelo Pronto-Socorro Municipal. O setor contará com uma equipe composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, dentistas e auxiliar de saúde bucal.

“Todo o espaço foi projetado e ambientado para proporcionar conforto para nossas crianças, sem causar traumas. O valor investido no Ambulatório foi de R$ 103.865,57 contando com recursos Municipal, Estadual e Federal”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

No novo espaço da Saúde serão realizadas consultas médicas pediátricas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem, Pré e Pós consulta, curativos, suturas, procedimentos simples, soroterapia, inalação, medicações intramuscular (IM), endovenosa (EV), subcutânea (SC), teste de glicemia e puericultura (de 0 a 9 meses).

“As crianças recém-nascidas da Maternidade terão suas consultas agendadas no Ambulatório da Saúde da Criança e, no mesmo dia, as mães passarão por consultas com ginecologista (consulta puerperal). Elas também serão orientas quanto a amamentação”, completou o secretário de Saúde de Birigui.

HOMENAGEM – O novo ambulatório da Prefeitura de Birigui receberá o nome da senhora Isabel Munhoz Trecco, primeira criança (ainda bebê) a chegar em Birigui.

Filha de Antonio Munhoz Artilha e Antonia Galindo Real, Isabel é neta de Francisco Galindo de Castro e Antonia Real Dias (considerada a primeira mulher a pisar em solo Biriguiense).

Nascida em Sales de Oliveira, interior de São Paulo, em 6 de setembro de 1911, é considerada a primeira criança a chegar nas terras que acabavam de ser desbravadas pelo seu avô (Francisco Galindo de Castro) e pelo seu pai (Antonio Munhoz Artilha).

“Antonia Galindo Real acabara de dar à luz em Sales de Oliveira e, dois meses depois, Isabel Munhoz Trecco chegou em Birigui no colo da mãe. A família foi uma das primeiras a povoar Birigui, fundada por Nicolau da Silva Nunes”, explicou o neto da homenageada, Gilmar Trecco Cavaca. “Ela não nasceu em Birigui, mas chegou bebê e cresceu aqui”, frisou.

Isabel Munhoz casou-se com Antonio Trecco, adotando o sobrenome de seu marido. Dessa união tiveram 8 filhos:  Eduardo Treccco, Wilson Trecco, Dirce Mirlei Trecco, Marli Trecco, Damirto Trecco, Domingos Trecco, Maria Aparecida Trecco Cavaca e Mário Trecco.

A história da cidade mostra que todos os moradores de Birigui conheciam a senhora Isabel antigamente, pois além de se dedicar às tarefas do lar, sendo uma abdicada mãe e esposa, ajudava na renda familiar, lavando roupas para fora, fazendo costuras e vendendo ovos porta a porta.

A homenageada faleceu em 5 de março de 2003, aos 91 anos de idade. O nome dela para denominar o Ambulatório de Saúde da Criança foi feita pelo prefeito Cristiano Salmeirão, autor do decreto que faz a homenagem.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »