AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2018 às 11h40min - Atualizada em 18/09/2018 às 11h40min

Neste sábado em Birigui haverá campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva em 31 postos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Neste sábado, dia 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará campanha de vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. A vacina será aplicada em 31 postos, entre fixos e volantes, que serão montados em todas as regiões da cidade, como em praças, em frente de escolas, unidades de saúde e pontos comerciais. A maioria dos postos funcionará das 8h às 16h.

Em seis postos volantes que estarão nos bairros Jardim Manuela, Jardim do Trevo, Pedro Marin Berbel, Eurico Caetano, Portal da Pérola 1 e Margareth Vargas, a imunização ocorrerá em horários diferentes (veja na relação ao lado). A estimativa do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) é vacinar 8.500 animais. A campanha acontecerá também no dia 29 nos mesmos locais.

Conforme o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral, devem ser imunizados cães e gatos saudáveis, com idade a partir dos três meses, incluindo as fêmeas no cio, prenhas ou que estejam amamentando. É importante que os donos apresentem a carteira de vacinação de seus bichos de estimação para não haver duplicidade de vacina e para controle do órgão.

Os animais deverão ser levados aos postos somente pelos adultos. Os cães deverão ser conduzidos com coleiras e focinheiras a fim de evitar brigas com outros animais ou mordidas nas equipes de vacinação. Já os gatos deverão ser transportados em sacos ou caixas apropriadas. É recomendado evitar que o animal faça esforço físico intenso antes e após a vacina.

ZONA RURAL

A campanha teve início no dia 3 de setembro pela zona rural do município. Até o momento, 804 animais foram vacinados pelas equipes do CCVZ, que estão percorrendo as propriedades rurais. Já foram visitados os bairros Casa de Tábua, São Luiz, Goulart, Moinho, Baixotes, Guatambu, São José e Fazenda Água Branca.

“Já vacinamos 685 cães e 119 gatos até o último dia 14. Vamos percorrer todas as propriedades rurais até o final deste mês para imunizar os bichinhos de estimação. Nos imóveis onde os proprietários não são encontrados, estamos deixando um comunicado orientando eles a trazerem seus cães ou gatos nos postos de vacinação nos dias 22 ou 29”, esclareceu Cabral.

A raiva é uma doença viral presente na saliva e secreção do animal infectado, que pode ser transmitida ao homem por meio da lambedura, mordida ou arranhões. De acordo com o chefe de seção do CCVZ, a vacinação anual dos cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva. “A vacinação é importante para mantermos a doença controlada no município”, concluiu Cabral.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »