12/09/2018 às 09h43min - Atualizada em 12/09/2018 às 09h43min

Campanhas de prevenção contra o câncer do colo do útero acontecem dias 15 e 29 de setembro

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Ambulatório de Saúde da Mulher agendou para os dias 15 e 29 de setembro mais duas campanhas de prevenção contra o câncer do colo do útero. As ações ocorrem em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Birigui.

As dez UBSs (Unidade Básica de Saúde) do município e o Ambulatório de Saúde da Mulher atenderão das 7 às 13 horas nestes dois sábados (15 e 29). O Ambulatório de Saúde da Mulher fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro.

As UBSs de Birigui ficam nos bairros Vila Bandeirantes (UBS 1), Jardim Toselar (UBS 2), Izabel Marin (UBS 3), Costa Rica (UBS 4), Santo Antônio (UBS 5), Tijuca (UBS 6), São Vicente (UBS 7), Jandaia (UBS 8), João Crevelaro (UBS 9) e Colinas (UBS 10).

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Lucimar Batista Costa Moreira, para participar da campanha a mulher deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia).

“Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta”, explicou Lucimar.

Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para tratamento.

SEM DOR - O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher.

O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »