AtaNews Publicidade 728x90
11/09/2018 às 12h01min - Atualizada em 11/09/2018 às 12h01min

Google lança versão mais leve de seu app de notícias com opção para ler offline

Canal Tech
Foto: Reprodução
A Google recentemente tem se esforçado para lançar versões mais leves de seus programas, pensando naquela parcela de usuários que possuem aparelhos mais básicos, bem como na população que não tem acesso a conexões móveis de alta velocidade. Depois do app do buscador Google, do Gmail e do Android Oreo, agora é vez do Google Notícias ganhar a sua versão Go.

As versões Go são voltadas para usuários com aparelhos com pouca memória interna ou que estão em locais com conexões mais lentas. “No Brasil, mais de 40% dos usuários têm celulares com pouca memória”, aponta comunicado de Lauren Stier, Gerente de Produtos do Google Notícias. A empresa ainda informa que o Brasil é o país que mais consome notícias pelo aplicativo. “No Brasil, hoje, vemos mais pessoas usando o app por mês do que em qualquer outro país”, diz Stier.

Além de ser mais leve, ocupando menos espaço do armazenamento, a ideia é que consuma menos do plano de dados do usuário. Para isso, o programa tem algumas funcionalidades especiais.

Caso haja algum vídeo na notícia visualizada, ele será aberto diretamente no app do YouTube Go, a versão também mais leve da plataforma de vídeos. Junto disso, o Google Notícia Go desliga a execução automática de vídeos a fim de economizar dados. Além de vídeos, gifs também não vão rodar automaticamente pelo mesmo motivo.

Também para economia do plano de internet, as prévias de notícias devem contar menos com imagens e mais com textos, deixando a rolagem mais leve. A Google também promete que menos dados de cache serão usados na navegação pelo app, economizando mais do plano. Ainda, as imagens serão todas comprimidas, sendo que a versão original só será exibida com o toque do usuário.

Por fim, caso você tenha gostado de uma notícia pelo preview, mas não quer gastar seu plano de dados para a leitura naquele momento, você pode salvá-la em uma aba offline. Assim, a notícia será baixada automaticamente quando o aparelho for conectado a uma rede Wi-Fi, e o usuário pode lê-la depois, mesmo quando não estiver conectado.

Segundo o Stier, o novo app deve chegar gradativamente para usuários do Android no mundo inteiro nas próximas semanas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »