AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2018 às 11h27min - Atualizada em 30/08/2018 às 11h27min

Novo golpe no WhatsApp promete cupons falsos para combos do Mc Donald's

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
A Kaspersky Lab está chamando a atenção dos usuários do WhatsApp para uma nova campanha falsa veiculada no app de conversação, que leva a logo do Mc Donald's e promete brindes da rede de fast food. No golpe, o usuário é levado a crer que, em comemoração ao aniversário de 78 anos do restaurante, após clicar em um link, um cupom dará direito a dois combos de lanches gratuitamente.

O link, entretanto, direciona os usuários para uma pesquisa falsa de satisfação da marca, prometendo o cupom para dois combos à escolha de quem responder às perguntas. O design da página falsa imita a identidade visual da rede de fast food e apresenta até mesmo a informação sobre quantos cupons promocionais ainda restam, com intuito de não levantar suspeitas e gerar compartilhamentos.



Após compartilhar o link, o usuário é redirecionado para diversos sites que podem tentar fazer a instalação de executáveis maliciosos ou mesmo gerar lucro para alguém pelo tráfego em páginas com publicidades. “É a mesma tática de golpes anteriores que utiliza um tema de grande interesse da população. O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de page-views no site cheio de propagandas, pela instalação dos aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

A empresa de cibersegurança também apurou que o domínio utilizado no golpe em questão, mobez.info, já hospedou outras campanhas maliciosas no WhatsApp anteriormente. Não há uma estimativa de quantos usuários podem ter caído na falcatrua.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »