AtaNews Publicidade 728x90
29/08/2018 às 09h50min - Atualizada em 29/08/2018 às 09h50min

Ambulatório da Saúde da Mulher e duas UBSs abrem sábado (1º) para a coleta de preventivos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Neste sábado, dia 1º de setembro, o Ambulatório da Saúde da Mulher e duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abrirão em horário especial para a coleta de preventivos contra o câncer do colo do útero. A ação é promovida pela Organização Social Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Birigui, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O ambulatório, localizado na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, ficará aberto das 7h às 12h. A UBS 3, do bairro Izabel Marin, atenderá no horário das 8h às 16h e a UBS 8, que fica no Jandaia, atenderá da 8h às 14h. Conforme a coordenadora do ambulatório, Lucimar Batista Costa Moreira, o objetivo da campanha é alcançar as mulheres que estão com a coleta do exame em atraso.

Será necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta. 

PREVENÇÃO

O exame é importante para prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero, pois quando a doença é tratada em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores. Os preventivos serão analisados pelo Hospital o Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »