AtaNews Publicidade 728x90
29/08/2018 às 08h13min - Atualizada em 29/08/2018 às 08h13min

Esap faz alerta sobre a importância da limpeza dos reservatórios residenciais

Medidas preventivas práticas e fáceis podem evitar contaminação na água consumida pela população

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Toda água que chega até as torneiras dos imóveis de Palestina passa por um rigoroso tratamento de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. O que muita gente não sabe é que: para garantir essa qualidade é preciso higienizar a caixa d´água de seis em seis meses.
 
Segundo a gerente operacional da Esap, Mirian Sampaio, é de responsabilidade dos moradores manter a qualidade da água para o consumo. "Nós entregamos até os cavaletes uma água tratada e pronta para ser utilizada, porém a população precisa estar ciente de que ao passar pela caixa d´água pode ocorrer contaminação caso o reservatório não esteja limpo. Esse alerta é importante porque geralmente a caixa d´água fica longe do raio de visão do morador", explica.
 
Além da limpeza, é preciso manter o local bem fechado para evitar que insetos ou sujeira entrem no local, minimizando o risco de doenças como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras. Fazer a higienização não é complicado, basta seguir algumas orientações ou contratar um profissional especializado no assunto.
 
FAÇA VOCÊ MESMO

1)    Feche o registro de entrada de água da rua para que a caixa d'água possa ser esvaziada. Em seguida, abra as torneiras que estão ligadas à caixa e dê descargas até restar apenas um palmo de água na caixa d'água. Feche a saída de água da caixa para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

2)    Faça a limpeza usando apenas a água que restou na caixa, uma escova e água sanitária. Atenção: não use detergentes, sabão, desinfetantes ou outros produtos químicos.
 
3)    Com um balde, retire a água e o material que restou da limpeza. Mantendo a saída da caixa fechada, abra o registro para encher novamente o reservatório.
 
4)    Em seguida, coloque 2 litros de água sanitária para cada mil litros de água da caixa. É importante aguardar duas horas, antes de voltar a usá-la. Quando a caixa estiver cheia, feche novamente o registro de entrada.
 
5)    Repita o procedimento de abrir as torneiras que estão ligadas à caixa e dê descargas até eliminar totalmente a água. Essa operação garantirá a limpeza do encanamento. Por fim, libere a entrada e saída da caixa d'água.
 
Importante: Ao adquirir ou instalar um reservatório, é preciso levar em consideração o tipo de imóvel em que ele será utilizado. De acordo com recomendações dos fabricantes, cada residência deve ter um dimensionamento específico do equipamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Esap pelos canais de atendimento 0800 771 7195, 24 horas por dia, todos os dias da semana, Rua Paulo de Araújo, 1.118, Centro, (17) 3293-3326 ou pelo Whatsapp – (17) 99197-3499 de segunda-feira a sexta-feira, das 8 h às 17h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »