AtaNews Publicidade 728x90
28/08/2018 às 16h30min - Atualizada em 28/08/2018 às 16h30min

Colaboradores e usuários do Ritinha Prates cultivam jardim em floreiras de pneus usados

Além de contribuir com o meio ambiente, a confecção dos equipamentos é uma terapia aprovada por quem participa da ação

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Quem passa pelo estacionamento interno da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, em Araçatuba (SP), percebe que quatro floreiras quebram a monotonia da terra e do bege das paredes do local. Feitas de pneus usados, coloridas, tanto na pintura quanto nas flores cultivadas, elas enchem os olhos de usuários, colaboradores, fornecedores e visitantes.
 
As floreiras começaram a ser produzidas há cerca de seis meses, e fazem parte do projeto Nosso Pequeno Jardim, idealizado pela psicóloga Rafaela Bocchio, pela terapeuta ocupacional Simone Silva Schiavon, e o faxineiro Benedito Cassiano. Os três partiram da ideia de reciclar pneus velhos e assim dar um ar mais alegre ao ambiente hospitalar, sendo o projeto, ao mesmo tempo, sustentável e terapêutico.
 
Rafaela conseguiu a doação dos pneus, por uma empresa da cidade; Benedito doou as plantas e flores; Simone, juntamente com Rafaela, operacionalizou a pintura dos pneus e o plantio com a participação dos usuários do Hospital.
     
"Começamos a plantar as flores com o objetivo de alegrar o espaço e proporcionar um ambiente diferenciado para usuários e colaboradores. Deu certo, o projeto é, de fato, uma terapia. Diariamente, usuários regam as plantas e ficam felizes com essa tarefa. Essa é uma das formas que encontramos de tirá-los da rotina, sem contar que se trata de uma maneira de trabalhar a coordenação motora e desenvolver sentimentos e comportamentos", afirma Rafaela.
 
A terapeuta ocupacional Simone Silva Schiavon conta que o objetivo do trio com a criação do pequeno jardim possibilitar a humanização da área externa do ambiente hospitalar. "Queríamos um espaço onde os usuários pudessem contribuir na confecção das floreiras usando a criatividade, desenvolvendo a coordenação viso-motora, a persistência sensorial, autoestima e entendessem a importância das plantas e da responsabilidade que eles têm de ter que aguar as floreiras diariamente".
 
Apaixonado por plantas, Benedito Cassiano comenta que trouxe mudas de azaleias, crista de galo, papoula, petúnia, cravo e beijinho. "As floreiras trouxeram mais cor para o hospital e encantam todos os visitantes. Todo mundo que passa pelo estacionamento para um minuto e admira as nossas flores, elogiando o nosso projeto", finaliza. 
 
A Entidade
 
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe há 40 anos. Atua na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência). A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates) e de uma oficina ortopédica, onde são produzidas próteses e órteses. Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.
 
Box: Jardinagem traz benefícios para a saúde física e mental
 
Especialistas afirmam que a prática da jardinagem contribui para o bem-estar de qualquer pessoa. O trato com a terra, com as plantas e com as flores provoca uma sensação de tranquilidade e de paz. Por isso, essa técnica tem sido utilizada como terapia ocupacional prescrita para diversas situações.
 
Por ser uma atividade ao ar livre, a jardinagem também alimenta o sentimento de admiração e apreciação pela beleza que a natureza nos oferece. Além disso, ajuda a estimular os sentidos, já que as plantas nos encantam com diferentes aromas e cores.
 
De fato, a jardinagem proporciona uma série de benefícios, como a diminuição do nível de estresse, melhoria do aprendizado, habilidades de linguagem, atenção e memória. A técnica acaba tornando os praticantes pessoas mais saudáveis, tranquilas e felizes.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »