28/08/2018 às 14h54min - Atualizada em 28/08/2018 às 14h54min

Programa de empreendedorismo capacita professores em São José do Rio Preto

Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP) está em implantação em 14 escolas municipais

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Professores da rede municipal de ensino participam, durante o mês de agosto, da capacitação de um programa de empreendedorismo, que está em implantação em 14 escolas de Rio Preto. O programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP) é promovido pela prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, em convênio com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O projeto irá beneficiar mais de 6 mil estudantes.

A capacitação foi dividida em duas partes: primeiro, 30 horas de formação à distância. Por fim, 8 horas presenciais, no qual foram desenvolvidas atividades propostas nas apostilas do programa.

A professora Dejanira Pedro da Silva dá aula para o 4o ano na escola municipal Amaury de Assis Ferreira. “No começo eu fiquei receosa de como que seria o projeto, mas a partir do início da capacitação já notei que era muito interessante e que é possível inserir essa ideia do empreendedorismo nas crianças, desde pequenas”, conta. Além disso, ela mesma aprendeu muito com a formação: “Vimos que a até a gente tem um pouco de empreendedorismo que estava apagado. O curso reacendeu isso e vimos que é possível transferir esse conhecimento ao aluno”, diz.

Temas do programa

As lições de empreendedorismo do JEPP são incluídas nas aulas regulares. Nas 14 escolas participantes, todos os alunos farão parte do projeto. Para cada um dos anos do ensino fundamental, o JEPP traz uma temática para trabalhar o empreendedorismo:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas
2º ano: Temperos naturais
3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano: Locadora de produtos
5º ano: Sabores e cores
6º ano: Ecopapelaria
7º ano: Artesanato sustentável
8º ano: Empreendedorismo social
9º ano: Novas ideias, grandes negócios

Em cada um desses módulos, os alunos terão contato com ideias como a montagem de uma loja, formação de estoque, captação de clientes, elaboração de preços, relação com outros empreendedores e sustentabilidade.

A previsão é que o Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos seja expandido, posteriormente, para outras escolas.

Relação de escolas participantes:

EM Álvaro Luiz Angeloni
EM Amaury de Assis Ferreira
EM Carlos Roberto Seixas
EM Carmen Nelita Anselmo Vettorazo
EM Cenobelino de Barros Serra
EM Cyrino Vaz de Lima
EM Daisy Rollemberg Trefiglio
EM Guiomar Maia
EM Joana Casagrande Vinha
EM José Maria Rollemberg Sampaio
EM Michel Pedro Sawaya
EM Oscar Arantes Pires
EM Silvio de Melo
EM Yolanda Ferrari Vargas
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »