AtaNews Publicidade 728x90
24/08/2018 às 08h21min - Atualizada em 24/08/2018 às 08h21min

Manter a saúde bucal evita a perda dentária

Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas já perderam os dentes

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Imagem Ilustrativa
Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de outubro de 2017, revelam que 11% da população do Brasil é de desdentados (mais de 20 milhões de pessoas) e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. A maior parte dos atendimentos é feito em consultório particular, sendo 19,6% realizados no sistema público.

A fragilização dos dentes pode ocorrer de muitas formas e por muitos fatores acumulados. Bruxismo, má escovação, não uso do fio dental, infecções bucais, alimentação irregular e restaurações malsucedidas fazem com que os dentes percam gradativamente o esmalte e fiquem mais suscetíveis a proliferação de bactérias, cáries e infiltrações.

Quando se deixa de escovar os dentes após as refeições ou por um longo período de tempo, as bactérias bucais se multiplicam e eclodem como cáries, provocando buracos e até a perda do dente.

O primeiro passo para a recuperação dos dentes é o diagnóstico feito em consultório por um profissional. Segundo o especialista em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética, Paulo Coelho Andrade, tratar com um bom cirurgião dentista é de suma importância, pois cada pessoa precisa de um tratamento personalizado para seu tipo de problema. “A escolha por um creme dental adequado, uma escova de cerdas macias ou extra macias e o uso de fio dental, são importantes para os cuidados com os dentes”, explica.

A mudança de hábitos também é de grande importância para recuperar dentes fragilizados. A começar pela ingestão de maiores quantidades de água durante o dia, pois ela ajuda na produção de saliva e limpeza dos dentes, removendo resíduos de alimentos e açúcares. Outra medida importante é adotar o consumo diário de fibras na alimentação, que tanto contribuem para o sistema digestivo, quanto auxiliam na mastigação, evitando o acúmulo de resíduos nos dentes. Além disso deve-se diminuir o consumo de açúcar na alimentação e escovar os dentes logo após a sua ingestão.
 
Dr. Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e facetas em 28 anos de implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética na Alemanha.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »