AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2018 às 10h59min - Atualizada em 25/01/2018 às 10h59min

Convênio da Prefeitura com Abihpec rende picape e equipamentos para associações de reciclagem

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Celebrado em setembro de 2015, o convênio da prefeitura de Araçatuba com o programa de reciclagem da Abihpec começou a contemplar associações de catadores e beneficiamento de materiais recicláveis da cidade em 2017 e, pela primeira vez, entrega um veículo utilitário de carga. O investimento é de aproximadamente 250 mil reais até agora.

O convênio com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) não tem nenhum custo para os cofres públicos municipais ou para as associações, exigindo apenas a contrapartida das cooperativas através da prestação de contas sobre as quantidades de material coletado. São 25 famílias na Acrepom e 18 na Cooper Araçá sendo assistidas pelo convênio.

Celestino José Marques de Oliveira, presidente da Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba), explica que os aportes são proporcionais às medições do que o material coletado rende e os valores são convertidos em material e equipamento. Ele relata que a produtividade aumentou com as coletas seletivas e começaram a render as benfeitorias em 2017, incluindo prensa, computador, impressora, bebedouros de água para a área de produção da cooperativa e que, na terça feira (23), acabou de chegar uma picape EFFA V21 branca, com baú isotérmico.

Celestino explica que a associação destinará o veículo utilitário de carga á coleta seletiva de materiais eletrônicos. “Tudo será transportado até a associação e levado à linha de desmontagem, para que o material possa ser reutilizado ou encaminhado para destinação correta e não vá para o lixo comum, nem seja dispensado irregularmente, podendo contaminar o meio ambiente com elementos químicos pesados ou provocar ferimentos em seres vivos.

A Cooper Araçá (Cooperativa de Coleta Seletiva e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araçatuba), foi contemplada também pela primeira vez em 2017 e, durante o ano, recebeu da Abihpec duas prensas, paleteira, e um impressora. Sonia Maria de Souza Garcia, presidente da Cooper Araçá, esclarece que todos os meses são enviadas informações à Abihpec sobre o rendimento da cooperativa. “Temos sempre que aumentar a nossa meta. Com nosso trabalho cada vez melhor, conquistamos mais benefícios que melhoram nossas condições de trabalho e, consequentemente, melhoras para nossa produtividade e para o meio ambiente”.

Reciclagem, Trabalho e Renda

A Prefeitura de Araçatuba tem um convênio com a Abihpec firmado para ajudar as cooperativas dos catadores de Araçatuba e hoje contribui no projeto implantado pelo município de coleta seletiva 100% e aumento da vida útil do aterro sanitário municipal.

O convênio é parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, iniciativa da Abihpec em parceria com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados). O objetivo é viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo com ampliação e melhoria da coleta e triagem, beneficiando e valorizando a comercialização dos materiais recicláveis. Além disso, apoia ações de geração de trabalho e renda que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis que operam em cooperativas e associações.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »