06/08/2018 às 11h17min - Atualizada em 06/08/2018 às 11h17min

Buritama inicia comemorações do 70º aniversário

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Governo do Município de Buritama abriu na última quarta-feira (01) a programação em comemoração ao 70º aniversário de emancipação política e administrativa do município, celebrado no dia 24 de agosto. A abertura aconteceu com a exposição “Relatos Fotográficos” ontem (5) aconteceu a cavalgada da amizade, com saída às 11h do parque turístico João Simão Garcia (prainha) até o recinto de festas Odilon Ferreira de Almeida.

Um dos eventos mais esperados da programação é a 33ª Festa do Peão de Rodeio, entre os dias 15 a 19 de agosto, com shows todas as noites. Entre os artistas convidados estão a dupla Flávio e Rodrigo (15), Mariana Fagundes (16), Eduardo Costa (17), Fernando e Sorocaba (18) e Marcos Paulo e Marcelo (19). As atrações musicais estão previstas para começar às 23h. Os portões abrem a partir das 19h30.

A criançada também poderá se divertir com a exibição de filme infantil pelo Cine Social no dia 7, na praça do Idoso. A programação inclui ainda, culto em ação de graças, campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, missa sertaneja, alvorada festiva, amistoso entre seleção master interior contra Buritama e concurso de poesias.

De acordo a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a programação quer atrair todos os públicos e reforçar o potencial turístico de Buritama. “Este ano as ações são voltadas para intensificar o turismo, no entanto, também foram elaboradas atrações culturais, esportivas e religiosas”, sintetizou.

HISTÓRIA

A população de Buritama está em festa para comemorar os 70 anos de emancipação política e administrativa da cidade. O município foi fundado em 1917 pelas famílias Goulart, Pereira, Santos e Teixeira, que deram origem a um pequeno povoado chamado de Palmeiras, para homenagear as extensas palmeiras nativas buriti. O povoado cresceu e recebeu o nome de Buriti. Até 1924, o local fazia parte da região de Rio Preto.

Depois, foi incorporado à comarca de Monte Aprazível. Em 1927 foi elevada a distrito e recebeu o nome de Buritama. No dia 24 de agosto de 1948, Buritama conseguiu sua emancipação política. A cidade fica a 45 km de Araçatuba, com população de mais de 16 mil habitantes.

ATRATIVOS

A cidade apresenta uma das prainhas mais movimentadas da região. A área é bem servida de quiosques e lugar para camping, que atrai famílias. Longe do mar, mas com sol e água de sobra, a prainha de Buritama, nome que praticamente rebatizou o parque turístico João Simão Garcia, é ponto para o descanso e o lazer.

Buritama conta com outros atrativos, como passeio no barco Odisseia, visitas na Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, ranchos, lanchonetes e restaurantes. Os visitantes também podem conhecer a gruta, construída na ilha dos pescadores que abriga uma imagem de Nossa Senhora, protetora dos pescadores.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »