AtaNews Publicidade 728x90
01/08/2018 às 16h33min - Atualizada em 01/08/2018 às 16h33min

Venda de produtos veganos dispara para 3,3 bilhões de dólares em um ano

Publicação da Plant Based Foods Association mostra que mercado de artigos sem crueldade está em total crescimento

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Divulgação
De acordo com o novo artigo publicado pela Plant Based Foods Association (PBFA), as vendas de produtos veganos cresceram mais de 20% no último ano, ultrapassando a marca de três bilhões de dólares. Pelo segundo ano consecutivo, a PBFA, associação que busca promover o consumo de alimentos de origem vegetal e representa 114 empresas líderes no ramo alimentício, utilizou os dados da empresa de pesquisa de vendas em varejo Nielsen.

No ano passado, a pesquisa indicou um crescimento de 8% nas vendas de produtos veganos em 2016. A Associação acredita que o aumento analisado na nova publicação mostra que tanto os consumidores quanto as empresas estão levando mais a sério uma alimentação sem crueldade e baseada em plantas, em contraponto aos produtos de origem animal.

Democrática

Michelle Simon, diretora executiva da PBFA, afirmou em um comunicado que a alimentação de origem vegetal deixou de pertencer a uma comunidade específica e passou a ser algo comum na sociedade. “Carne e laticínios de origem vegetal não são mais alternativas restritas aos vegetarianos ou veganos, agora todos os consumidores têm a possibilidade de comprar essas opções deliciosas e inovadoras nos mercados”, afirma.

Crescimento explosivo

Alguns setores se destacam nessa explosão de consumo dos produtos veganos, segundo a associação. Queijos, cremes, manteiga, iogurtes e sorvetes de origem vegetal são os destaques e tiveram um aumento de 50% nas compras. Só a venda de queijo cresceu 43%, contabilizando 124 milhões de dólares em vendas. Os iogurtes também apresentaram um acréscimo de incríveis 55% nas vendas, rendendo 162 milhões de dólares.

O leite de origem vegetal teve um aumento de 9% nas vendas, em comparação aos 3% do ano anterior, e rendeu 1,6 bilhões de dólares em vendas. O leite de origem animal, no entanto, sofreu uma queda de 6%.

Hoje, o leite vegetal representa 13% do total das vendas de leite. As alternativas à carne também apresentaram aumento: 24% contra apenas 6% no ano anterior. O setor arrecadou, no total, 670 milhões de dólares ao longo do ano passado.

Influência

Além de contribuir para a criação de uma sociedade em harmonia com a natureza e sem crueldade, a opção por um estilo de vida vegano também gera impacto na economia. De acordo com a diretora executiva da associação, os números só confirmam o que os membros da PBFA já observam todos os dias. As vendas estão crescendo, assim como os investimentos, e novas oportunidades de emprego estão sendo criadas na indústria de alimentos veganos.

“É importante que legisladores e as outras pessoas responsáveis tratem a nossa indústria com respeito e garantam um espaço para os alimentos de origem vegetal tanto em âmbito estadual quanto nacional”, ressalta Michelle Simon.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »