AtaNews Publicidade 1200x90
AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2024 às 23h44min - Atualizada em 19/09/2024 às 23h44min

Palestra com médica e orientações fazem parte da campanha 'De Olho nos Olhinhos' no Praça Nova

Mobilização nacional está na segunda edição; no shopping, será realizada neste sábado (21) de forma gratuita

Manu Zambon
Assessoria de Imprensa
Divulgação
O Shopping Praça Nova Araçatuba participa da mobilização nacional sobre o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular. A campanha, que recebe o nome ‘De Olho nos Olhinhos’, será realizada no centro de compras em parceria com o Hospital do Olho, de Araçatuba. 

Esta é a segunda vez que o projeto é realizado nos shoppings da ALLOS. A iniciativa surgiu com o casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, após a filha deles, Lua, ter sido diagnosticada com a doença, em 2021. 

A falta de informação sobre a doença os levou a criar a campanha, com o intuito de contribuir para promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.

Sobre a doença 

O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina. Pode tanto se apresentar em um olho, como nos dois olhos. 

O câncer acomete crianças pequenas, com mais abrangência em bebês. Cerca de 90% dos casos são descobertos antes dos 5 anos. Quando diagnosticado precocemente e tratado, pode alcançar 90% de cura e com a visão preservada. Porém, se não for diagnosticado a tempo, pode provocar cegueira ou levar à morte.

Sintomas

É preciso ficar atento aos sinais. Um dos sintomas mais comuns é o reflexo branco nos olhos, o chamado “olho de gato”. É visível ao tirar uma foto com flash ou até mesmo na luz do dia. O estrabismo também pode ser um sinal de alerta. 

Outros sintomas indicam a doença, como diminuição da visão, movimentos irregulares dos olhos, dor nos olhos, vermelhidão na parte branca e cor diferente de cada íris. As informações são do site oficial da campanha. 

Prevenção e informação no Praça Nova

A ação “De olho nos Olhinhos” será realizada no próximo sábado (21), das 12h às 20h. No local, visitantes poderão obter informações sobre a doença, formas de prevenção, como é realizado o diagnóstico e o tratamento. Tudo de forma gratuita e com suporte de profissionais. Vale destacar que não serão feitos exames. 

O evento ocorre no piso superior do shopping, no Coworking, próximo à loja Centauro. Das 12h às 20h, haverá distribuição de algodão doce, brindes para as crianças e pintura facial, proporcionando um ambiente acolhedor e informativo.

Às 16h, a médica oftalmologista do Hospital do Olho, Dra. Fátima Brumer, conduzirá uma palestra sobre o retinoblastoma, abordando sinais de alerta e a importância da detecção precoce.

Durante todo o evento, a equipe do hospital composta por voluntários estará presente para oferecer informativos impressos. Além disso, alunos do curso de medicina do Unisalesiano, que compõem a Liga de Pediatria Dom Bosco e Liga Acadêmica de Oftalmologia Santa Luzia, estarão no local auxiliando com informações e orientações durante todo o evento.

“Essa é a segunda vez que sediamos a campanha, com o objetivo de reforçar essas informações, para que elas cheguem ao maior número de pessoas. Como esse tipo de câncer não é tão conhecido, o reforço, junto ao Hospital do Olho, é muito importante e pode salvar vidas”, destaca a gerente de marketing do Shopping Praça Nova Araçatuba, Lívia Craidy. 

Apoio

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP). 

Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

Serviço

Campanha “De olho nos Olhinhos”

Sábado (21/09), das 12h às 20h

Piso superior do Shopping Praça Nova (rua Carlos Pereira da Silva, 6000, Jardim Guanabara)

Evento gratuito
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »