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16/09/2024 às 14h24min - Atualizada em 17/09/2024 às 07h25min

Redação do Enem: como organizar um repertório relevante para a prova

Descubra as melhores estratégias para construir um repertório sociocultural produtivo, fortalecer a argumentação e aumentar a confiança para a redação da prova mais importante do ano

VICTóRIA GORSKI
(Crédito: Freepik)

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do país, a preparação para a redação torna-se um dos principais focos dos estudantes. Além de dominar a estrutura textual, é essencial saber organizar um repertório sociocultural sólido e diversificado, que complete e fortaleça a argumentação no texto. Thiago Braga, autor de português do Sistema de Ensino pH, destaca dicas para adquirir esse repertório e potencializar o desempenho na prova. Confira: 

A importância de se ter um repertório amplo para a prova 

 O repertório vai muito além de citações de filósofos, pensadores ou de autores renomados, incluindo também tudo o que o aluno aprendeu ao longo da vida acadêmica e de mundo, abrangendo desde referências musicais e artísticas até conhecimentos adquiridos em disciplinas como ciências humanas. Séries e referências do universo pop podem ser utilizadas, desde que sejam relevantes e pertinentes ao tema. É fundamental que essas menções utilizadas dialoguem com a abordagem escolhida e de certa forma fortaleçam sua argumentação. No Enem é valorizado o conceito de “repertório sociocultural produtivo", ou seja, as referências devem corroborar, complementar ou ilustrar o argumento de maneira eficaz. 

Para se preparar, é importante saber quais são os temas mais relevantes para a redação. “A melhor maneira de escolher os temas que devem ser observados é analisando os temas anteriores, não apenas da banca do Enem, mas também de outras bancas”, afirma Braga.  

O Enem tende a abordar temáticas que envolvam problemas sociais, econômicos e políticos de relevância nacional. Portanto, se manter informado sobre os principais acontecimentos dos últimos anos e questões atuais do Brasil e do mundo é fundamental.  O estudo de provas anteriores, por sua vez, ajuda a identificar tendências de eixos temáticos. Além disso, existem materiais na internet que sugerem possíveis temas, ajudando os estudantes a direcionarem seus estudos. 

Como se manter atualizado? 

A melhor estratégia para garantir um repertório consistente é a leitura. Livros, matérias de jornal, colunas, artigos e críticas são excelentes conteúdo para ficar em dia com os acontecimentos atuais. As redes sociais também podem ser ferramentas valiosas quando usadas com critério, especialmente ao seguir perfis de jornais, universidades e entidades científicas, que compartilham conteúdos relevantes e atualizados. O biólogo, doutor em biologia e pesquisador brasileiro, Átila Iamarino, por exemplo, é uma referência em microbiologia e imunologia e conta com perfil nas redes sociais para abordar o tema.  A leitura ativa e constante permite que o aluno amplie seu repertório e esteja preparado para temas inesperados que possam surgir nas provas. 

Participar de debates, rodas de conversa e discussões em grupo é outra excelente maneira de expandir o repertório. Essas interações permitem a troca de ideias, o que enriquece o conhecimento coletivo. Além disso, o compartilhamento de diferentes pontos de vista ajuda a formar um pensamento crítico mais sólido, essencial para a redação. 

Técnicas de memorização e organização  

Uma das técnicas mais eficientes para organizar o repertório é o fichamento. Essa técnica consiste em criar fichas com referências, conceitos e citações importantes, facilitando a revisão e a memorização. “Manter o material organizado ajuda no momento da escrita, proporcionando mais segurança para utilizar as informações coletadas de maneira assertiva”, destaca Braga. 

Segundo ele, ter um repertório bem construído aumenta significativamente a confiança do estudante no momento de redigir a redação. Um aluno que preparou bem suas referências consegue identificar rapidamente quais delas podem ser usadas no tema proposto, o que facilita o processo de escrita e reduz a ansiedade durante a prova. A análise de redações anteriores com base no feedback recebido é muito importante. Essa análise da redação produzida permite ao aluno avaliar se o repertório utilizado foi realmente adequado para o texto. Aprender com os erros e acertos das redações feitas ajuda a melhorar a construção argumentativa e a utilização do repertório de forma mais eficaz. 

Para concluir, Braga enfatiza que a organização e o uso estratégico do repertório sociocultural são fundamentais para uma redação de sucesso no Enem e vestibulares. A preparação não se limita apenas ao conhecimento técnico de escrita, mas também envolve estar atualizado com o mundo e saber aplicar esse conhecimento de maneira produtiva no texto. “Seguindo essas dicas e estratégias, os estudantes estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios da redação, com confiança e um repertório rico, relevante e bem estruturado”, indica. 

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – Há quase 10 anos no mercado, o Sistema de Ensino pH é reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação na última década.  

Informações à imprensa - Mira Comunicação   
Patrícia Buzaid – [email protected] - (11) 97439-3331  
Juliana Jadon – [email protected] - (11) 99125-8348 
Gabriela Canaveira Monteiro - [email protected] - (11) 97690-8643 
Diego Ramalho  

 

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MARIA VICTORIA GORSKI VIEIRA BARBOSA
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