04/07/2024 às 22h48min - Atualizada em 04/07/2024 às 22h48min

Secretária Natália Resende visita obras para ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná nesta sexta-feira (5)

A obra abrange os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Santo Antônio do Aracanguá.

Redação
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)
Divulgação/Semil
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e o subsecretário de Logística e Transportes da pasta, Denis Gerage Amorim, visitam nesta sexta-feira (5), de 9h30 às 12h, as obras para ampliação do canal de Nova Avanhandava.

A visitação terá um roteiro completo, que inicia com a navegação pelo canal até o local de detonação para derrocamento do leito do rio.

Está prevista uma coletiva de imprensa com a secretária da Semil e o subsecretário de Logística e Transportes.

A obra abrange os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Santo Antônio do Aracanguá.

Obras
Sob responsabilidade da Semil, por meio do Departamento Hidroviário, as obras,  iniciadas em 2023 e com término programado para 2026, estão aprofundando o canal – que tem 60 metros de largura – em 3,5 metros, ao longo 16 km. As intervenções devem retirar 552 mil m³ de material rochoso – o equivalente a 600 piscinas olímpicas. 

Para diminuir os impactos para a fauna aquática do reservatório, as explosões são feitas de maneira controlada, em espaços limitados, e respeitando o período de defeso (1º de novembro a 28 de fevereiro). Por mês, são retiradas entre 19 mil e 21 mil m3 de rocha. O material removido é devolvido ao leito do rio em locais pré-estabelecidos. 

Segundo a titular da pasta, Natália Resende, a obra possui um nível de alta complexidade. “É um trabalho que envolve muitas etapas, além de fazermos detonações de pedra embaixo d’água, o que já é complexo por si, não interrompemos a navegação e temos uma série de cuidados para proteger o ecossistema”, descreve. “O derrocamento é feito em pequenos trechos, isolados por cortina de bolhas de ar para separar a área embaixo da água e afastar os animais, além disso, as detonações são suspensas no período de defeso”, acrescenta a secretária. 

O aprofundamento do canal de Nova Avanhandava é uma demanda antiga para o setor de logística. A obra já havia sido pensada em várias ocasiões e, em maio de 2023, foi retomada pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ao todo, serão investidos R$293,8 milhões, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.








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