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27/06/2024 às 11h58min - Atualizada em 29/06/2024 às 08h00min

Saúde mental e vestibular: confira 3 competências socioemocionais essenciais para lidar com a pressão das provas

Na fase pré-vestibular, os estudantes precisam intensificar a revisão de conteúdos e garantir que estão psicologicamente preparados para as provas

JULIA VITORAZZO
freepik

Lidar com prazos curtos para responder cada questão do exame, passar as respostas para um gabarito à caneta, sem rasuras, e dominar o conteúdo de todo o Ensino Médio não é uma tarefa fácil. Isso, somado à competitividade em relação às vagas das principais universidades do país, pode facilmente deixar o candidato ansioso.   

Tanto na escola quanto em casa, o contexto dos vestibulares exige o desenvolvimento de competências socioemocionais que são fundamentais para lidar com a pressão, a ansiedade e a gestão do tempo. Segundo Fabiana Santana, assessora pedagógica do Programa Líder em Mim, esse trabalho não deve ser realizado apenas no ano em que o estudante vai prestar esses exames. “O preparo emocional de quem está em fase pré-vestibular precisa ser iniciado já no Ensino Fundamental”, afirma.  

3 competências socioemocionais indispensáveis para quem vai prestar o vestibular 

Das 16 competências socioemocionais trabalhadas pelo Programa Líder em Mim com a finalidade de impactar positivamente o comportamento, atitude e os modo de pensar e sentir, Fabiana destaca três que podem ser um diferencial na vida dos vestibulandos: autorregulação, atingimento de metas e gestão do tempo. Entenda cada uma delas: 

  1. Autorregulação:  

Fabiana explica que essa iniciativa consiste na capacidade de se responsabilizar pelas próprias ações e poder gerenciar a própria vida por meio da conscientização dos pensamentos, sentimentos e emoções.  Quem adota essa prática é capaz de escolher como responder aos acontecimentos do dia a dia que o cerca. A autorregulação tem por subcompetências a iniciativa, a gestão das emoções e a responsabilidade. Para um vestibulando, é essencial para manter a calma durante os estudos e provas, além de ajudar a manter a motivação e o foco nos objetivos a longo prazo. 

  1. Atingimento de metas:  

É a habilidade de identificar as metas pessoais mais importantes para que o estudante possa ter foco em conquistá-las mediante comportamentos de alta performance. Significa que, dentro do seu sistema de responsabilidade, ele consegue acompanhar regularmente o andamento das ações para o alcance dos objetivos. Tem por subcompetência o foco, o acompanhamento de dados e a cadência de responsabilidade. Para quem se prepara para o vestibular, essa habilidade permite traçar um plano de estudos eficaz e a segui-lo com disciplina, garantindo que o esforço diário se traduza em progresso e conquistas. 

  1. Gestão do tempo:  

Por último, a profissional explica que o controle do tempo consiste em priorizar e planejar o próprio tempo, por meio da autodisciplina. Assim, o estudante consegue seguir em frente diante dos desafios e aprende a ser flexível para os momentos em que haja mudanças no planejamento, para que esses não tenham um impacto na eficácia pessoal desses estudantes. Tem por subcompetência a capacidade de priorização, disciplina e adaptabilidade. Para os vestibulandos, a gestão do tempo é vital para equilibrar a carga de estudos com momentos de descanso, garantindo que o aprendizado seja eficiente e sustentável. Além disso, essa habilidade pode impactar positivamente o dia da prova, permitindo que o candidato responda as questões a tempo, sem estresse. 

Como os vestibulandos podem evitar que o celular atrapalhe seus estudos? 

Muitos estudos têm comprovado que o uso excessivo de telas tem dificultado o alcance de   resultados acadêmicos satisfatórios e a capacidade de concentração dos estudantes, independente da faixa etária. Fonte inesgotável de estímulos rápidos para o cérebro, o uso desses dispositivos provoca a liberação de dopamina, um neurotransmissor que dá a sensação de prazer e satisfação imediatos. “Quanto mais estímulo, mais liberação da dopamina, o que, em alguns casos, tem gerado uma dependência prejudicial aos estudantes”, analisa Fabiana.  

Por isso, ela alerta que é importante dosar o tempo gasto com esses equipamentos e a sua finalidade. “Para estudantes que estão se preparando para o vestibular, o uso excessivo das telas pode gerar dificuldades de concentração e falta de estímulo para longas horas de estudo. Além disso, pode gerar dificuldades, até mesmo, na hora da realização das provas, tendo em vista os longos períodos que os testes exigem e o alto grau de atenção que será necessário”, destaca.  

Segundo a assessora pedagógica Ferramentas de Liderança do Programa Líder em Mim podem ser usadas para que o estudante organize e acompanhe a evolução rumo ao atingimento das metas. São elas o Quadro de priorização e o Planejador de metas. No primeiro, o estudante lista todas as tarefas que deve fazer, e depois as organiza por ordem de priorização. Já no segundo, o estudante descreve uma meta clara e específica. Posteriormente, reflete sobre as ações que precisa realizar para alcançar tal objetivo. 

 

Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/) - Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.  

 


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JULIA AZEVEDO VITORAZZO
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