AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2024 às 21h47min - Atualizada em 22/05/2024 às 03h32min

Voz dos Oceanos faz primeira expedição terrestre no Brasil para diagnosticar microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população

Tripulação formada por cinco mulheres coletará ostras e mexilhões, entre outros organismos marinhos, para análise do Instituto Oceanográfico da USP

SUZANA INHESTA GOMES | MáQUINA
Vilfredo David e Heloisa Schurmann com Alexander Turra da USP e as tripulantes Katharina Grisotti - Thamys Trindade - Marília Nagata - Jessyca Lopes - 1 - Divulgação Voz dos Oceanos - Foto Laura Campanella

São Paulo, maio de 2024 - Pouca gente sabe que, ao consumir ostras, vieiras e mexilhões, entre outros organismos marinhos chamados de bivalves (formados por uma concha de duas partes, as valvas), também está consumindo microplásticos que poluem os oceanos. Isso porque estes organismos são “filtradores” destes poluentes, que acabam consumidos pela população por meio da ingestão destes alimentos.

Por isso, a Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann, realiza sua primeira expedição terrestre no Brasil para diagnosticar a presença de microplásticos em organismos marinhos na costa do país. A iniciativa é guiada por uma pesquisa científica em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Durante 70 dias, uma tripulação formada exclusivamente por mulheres percorre cerca de 20 cidades litorâneas de Santa Catarina ao Pará.

Os bivalves serão coletados e enviados para análise nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em estudo inédito, coordenado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. “Quando concluída, a pesquisa apresentará um diagnóstico de microplásticos em organismos marinhos, abordando, inclusive, a preocupação crescente com a segurança alimentar derivada da exposição humana por meio da ingestão de alimentos oriundos do mar. Nosso objetivo é analisar a presença de microplásticos em bivalves de interesse comercial, adquiridos em feiras e mercados em diversas localidades ao longo do trajeto dessa expedição científica da Voz dos Oceanos”, explica o professor Turra, coordenador da Cátedra UNESCO de Sustentabilidade Oceânica, do Instituto Oceanográfico da USP.

A expedição científica da Voz dos Oceanos traz de volta a oceanógrafa e produtora de conteúdo Katharina Grisotti, que navegou de Galápagos à Nova Zelândia a bordo do veleiro sustentável Kat com a primeira etapa da expedição marítima. Com ela estão as novas tripulantes Bárbara Clara Costa, jornalista e roteirista, Jessyca Lopes, bióloga marinha e produtora de estrada, Marília Nagata, bióloga marinha, doutoranda em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP e comandante da pesquisa científica, e Thamys Trindade, jornalista, documentarista especializada em Conservação de Natureza e Wildlife Filmmaking e diretora de fotografia da missão.

“Nos últimos dois anos, a Voz dos Oceanos testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos nas Américas Sul, Central e Norte e na Oceania. Agora, a expedição terrestre concretiza o pilar científico deste grande projeto. A pesquisa poderá contribuir para os esforços relacionados à redução a poluição dos mares e para mitigar o consumo de alimentos com microplásticos de origem marinha. Trata-se de um tema de extrema relevância não apenas para o Brasil, como também globalmente”, afirmam Vilfredo e Heloisa Schurmann, líderes da Voz dos Oceanos.

Conscientização ambiental 

Ao mesmo tempo, as jovens tripulantes registram e divulgam projetos socioambientais, cultura regional, atrações turísticas e gastronomia sustentáveis. “Assim como na expedição marítima Voz dos Oceanos e aventuras da Família Schurmann, a nova expedição conta com ampla produção audiovisual: da cobertura diária nas redes sociais até uma série de três episódios e um documentário”, explica David Schurmann, cineasta e um dos líderes da Voz dos Oceanos.

Por mar e terra, Voz dos Oceanos segue adiante com a missão de conscientizar a sociedade sobre a invasão e poluição dos resíduos – incluindo plástico e microplásticos – no oceano, além das consequências da crise climática. Mobilizando pessoas, empresas e governos para a mudança de hábitos, a iniciativa vem desenvolvendo ações baseadas nos pilares Arte, Ciência, Educação e Inovação.

A nova expedição científica da Voz dos Oceanos conta com o patrocínio de Localiza&co, apoio institucional da Marca Brasil e da Embratur, apoio nacional da Mitsubishi do Brasil e da Yacht Master e apoios locais, entre eles, da Marina Itajaí, partida da expedição.

Uma Voz de grande impacto e alcance mundial 
Voz dos Oceanos inclui uma expedição marítima com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, que já navegou por quase toda a costa brasileira (de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma jornada pelos rios da região amazônica), a região do Caribe, grande parte do litoral leste dos Estados Unidos, México, Canal do Panamá, Polinésia Francesa até chegar na Nova Zelândia, concluindo a primeira etapa da missão. Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Paralelamente, também encontrou em todos os locais por onde passou até o momento, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. Durante essa primeira etapa, Voz dos Oceanos impactou, por exemplo, mais de 62 milhões de pessoas via Instagram, mas de 48 milhões de espectadores por mês via produções veiculadas pela Globo e mais de 45 milhões de participantes de palestras e lives no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as ações realizadas, supera a marca de 30 limpezas de praias ao redor do mundo, ultrapassando 40 toneladas de resíduos retirados das areias.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Voz dos Oceanos: 
Máquina – vozdosoceanos@maquinacohnwolfe.com  
Giovanna Zanaroli – (11) 94212-1983 
Suzana Inhesta Gomes – (11) 96603-1297  
Nancy Campos – (11) 97574-9149  

Família Schurmann: 

Alexandre Moreno (alexandre.moreno@voiceoftheoceans.org) 
(11) 98374-4664 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZANA LETICIA INHESTA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »