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13/05/2024 às 14h05min - Atualizada em 13/05/2024 às 14h05min

Programa da Primeira Infância promove roda de conversa sobre Dia do Brincar

Assessoria de Imprensa
Divulgação/PMA
O Comitê Gestor Municipal e Núcleo de Articulação do Programa de Atenção à Primeira Infância e a Secretaria Municipal de Educação realizam, nesta terça-feira (14), uma roda de conversa para sensibilizar e orientar profissionais da Educação sobre a importância do Dia de Brincar.

Comemorado no dia 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito da criança. Essa atividade faz parte de um conjunto de ações que o Comitê da Primeira Infância, as secretarias municipais e escolas particulares do município, estão promovendo com o objetivo de ressaltar que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.

A ação vai acontecer no auditório da Secretaria de Educação, no Edifício Siran, às 14h. Vão participar profissionais da educação infantil e do ensino fundamental, com um convite estendido para demais profissionais que queiram participar. A ideia é uma roda de conversa bem dinâmica, com bastante participação da plateia e, entre os temas, estão provocações do brincar, algo que está sendo esquecido pelo uso excessivo das telas, da tecnologia e o quanto isso tem trazido algumas dificuldades até para os profissionais já observando nas crianças falta de lateralidade, de espacialidade, falta de concentração, imediatismo, entre outros.

Será feita uma abertura com a terapeuta ocupacional Débora Vasconcelos que vai falar da importância das boas práticas de brincadeiras para o desenvolvimento infantil e, na sequência, um profissional da Educação Física vai trazer essas experiências já vividas com as crianças.

O diálogo com os profissionais da Educação busca trazer a importância das brincadeiras tradicionais que exigem atividade física, trazer o resgate do brincar na natureza, do brincar livre, ou seja, não dirigido, além de desconstruir a ideia de que quando a criança está brincando ela está apenas se divertindo.
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