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17/07/2024 às 16h29min - Atualizada em 18/07/2024 às 07h16min

Programa ensina professores a identificar sinais de Deficiência Intelectual e Autismo em crianças nas escolas públicas do Brasil

Lançado pelo Instituto Jô Clemente, o programa de formação pretende auxiliar no diagnóstico precoce de alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

MôNICA PILEGGI
www.ijc.org.br
Imagem de rawpixel.com no Freepik

O Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas acima de dois anos de idade com deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para que esse público tenha autonomia ao longo da vida, principalmente na fase adulta, a educação é fundamental. 

Embora a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas tenha avançado em todo o país, ainda há muito a ser feito. Conforme o Censo Escolar de 2022, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são consideradas as com maior vulnerabilidade social. Nestas localidades, há um número menor de qualificação profissional e crianças matriculadas em relação ao restante do Brasil. Elas concentram 49% de Centros de Educação Infantil (CEIs), com 31% de crianças matriculadas e 24% dos pedagogos ativos.

Nesse contexto, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, apresenta o programa de formação “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”. As aulas são online e têm o objetivo de fornecer ferramentas aos educadores da Educação nestas regiões a identificarem sinais e, assim, contribuírem para o encaminhamento das crianças a rede de atenção para que obtenham o diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A meta é capacitar 14.633 profissionais, ou seja, 70% do total de pedagogos existentes nos municípios dessas regiões. Dessa forma, o projeto pretende contribuir por meio de ferramentas teóricas e práticas, identificar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual nas crianças,contribuindo assim para o diagnóstico precoce e, consequentemente, a promoção do desenvolvimento saudável e bem-estar destas crianças”, destaca Samanta Mazaroto Volpe, coordenadora do programa no IJC. 

O programa consiste em um curso online e gratuito de 76 horas, ministrado pelos profissionais do IJC, com aulas teóricas e práticas. São oito módulos atualizados regularmente e que abordam temas como: legislação e políticas públicas, desenvolvimento psicomotor e comunicação, entre outros. O curso conta com conteúdos de observação prática capturados na Creche Vila Monumento conveniada na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com crianças com e sem deficiência que permite o aprimoramento do olhar e da identificação dos sinais. Além disso, por meio da plataforma de aprendizagem, profissionais de todo o país podem aprimorar suas habilidades, compartilhar ideias, experiências e contarão também com um plantão de dúvidas..

“É muito importante que o professor tenha condições de avaliar os alunos, pois é na primeira infância que a criança mais se desenvolve. Com o diagnóstico precoce, é possível que esse aluno seja encaminhado para serviços adequados e receba o atendimento necessário para que possa se desenvolver no ambiente escolar”, ressalta Samanta.

Os profissionais que desejam participar do programa “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”, podem se inscrever pelo site ijc.org.br/Paginas/programa-de-formacao.aspx até novembro de 2024.

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MONICA PILEGGI
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