AtaNews Publicidade 728x90
15/04/2024 às 06h59min - Atualizada em 15/04/2024 às 06h59min

Mais de 220 denúncias de maus-tratos foram registradas durante os três primeiros meses de 2024 em Campo Grande (MS)

Existem cerca de 270 mil cães e gatos no município

Júlia Zanluchi
https://anda.jor.br/mais-de-220-denuncias-de-maus-tratos-foram-registradas-durante-os-tres-primeiros-meses-de-2024-em-campo-grande-ms
Ilustração | Freepik
A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT) registrou mais de 220 de casos de maus-tratos animais durante os três primeiros meses de 2024 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O número é considerado alto se você pensar que o total de 2023 na região foram de 625 denúncias.

Atualmente existem mais de 200 mil cães e 70 mil gatos em Campo Grande, o que significa que a cada três habitantes, um deles possui um ou mais animais domésticos. De acordo com o médico veterinário Francisco, a população de animais na cidade duplicou pós-pandemia.

O médico explicou que as pessoas estão preocupadas em tirar esses animais das ruas, mas que isso exige preparo, pois o tratamento incorreto deles pode se caracterizar como maus-tratos. “Muita gente quer ajudar tirando os animais das ruas, mas ter animal requer dinheiro. É necessário comprar ração de qualidade, ter um espaço de lazer, até porque as pessoas não sabem muito bem o que são maus-tratos, vai além da agressão”, explicou Francisco em entrevista ao Diário Digital.

“Maus-tratos é você deixar o animal proliferar carrapatos, chegar cachorro aqui com quase 1kg de carrapato, cachorros amarrados, sem água, ração, abandonados, tudo isso também é maus-tratos”, acrescentou ele.

Mas Francisco afirma que os cidadãos de Campo Grande estão cada vez mais conscientes em relação a crueldade contra animais. “Há tempos atrás o cenário era bem mais triste, não existiam políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. Hoje em dia as coisas são diferentes, existe um cuidado maior, uma preocupação. O estatuto dos pets e a regulamentação de leis são formas de ajudar nisso, né?” finalizou ele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »