AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2024 às 10h41min - Atualizada em 14/04/2024 às 10h41min

Secretaria de Cultura promove “Abril Literário” de 17 a 19

Penapolis/SP

Secom – PMP
Prefeitura Municipal Penapolis
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Secult – Secretaria de Cultura e Turismo de Penápolis realizará o evento “Abril Literário”, com diversas atrações para a garotada nos dias 17, 18 e 19 de abril. O objetivo é atrair os pequenos leitores para o universo mágico da literatura.
Durante os três dias do evento “Abril Literário”, haverá o lançamento de livro infantil, além de espetáculos e sessões de contação de histórias em diversos horários, destinadas às crianças e demais pessoas interessadas; tudo de forma gratuita à comunidade.
Todas as atividades acontecerão na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – centro). Não é necessário fazer inscrição antecipada, basta comparecer no local, no horário da atividade.
 
Monteiro Lobato
Para iniciar a programação do “Abril Literário”, no dia 17 de abril (quarta-feira), acontecerá a contação de histórias “Viajando nas Páginas do Monteiro Lobato”, com o narrador Stéfano Júnior. Serão realizadas duas sessões, uma no período da manhã, às 8h30 e outra no período da tarde, às 14h30.
As sessões são interativas, utilizando livros de Monteiro Lobato que estimulem a imaginação das crianças. A atividade pretende explorar os temas das histórias contadas, incentivando a participação ativa dos pequenos em atividades artísticas.
 
Contos de todos os cantos
E no Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril (quinta-feira), será apresentado o espetáculo de contação de histórias “Contos de Todos os Cantos”, com a Cia Vacamarela, de Penápolis. Também serão realizadas duas apresentações: uma às 8h30 e outra às 14h. O espetáculo é baseado na pesquisa do escritor, poeta e folclorista brasileiro, Câmara Cascudo, que retrata o que há de melhor da cultura popular.
No espetáculo “Contos de Todos os Cantos”, os artistas Celso Sena e Rafael Freitas resgatam histórias que ainda se fazem presentes no imaginário popular, tais como: “A Princesa de Bambuluar”; “João Jiló”; “História do Surrão” e “A mulher do pescador”. Esse projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
 
Lançamento
E para encerrar a programação do “Abril Literário”, no dia 19 de abril (sexta-feira), acontecerá o lançamento do livro “A Mãe Terra Disse”, escrito pelo professor e artista penapolense Rafael Freitas e ilustrado por Flora Dias. Na ocasião, serão realizadas duas sessões de lançamento: a primeira às 8h e outra às 10h; para que o público interessado possa conhecer um pouco mais sobre a obra e conversar com o escritor e a ilustradora que estarão presentes.
O livro é um diálogo entre a Mãe Terra e uma criança sobre o que existe e o que há de belo no Planeta. Com uma linguagem poética e sensível, a obra aborda o tema da ecologia, onde a criança fala sobre suas experiências na natureza e a beleza que existe na forma de olhar as coisas. Todos estão convidados. Esse projeto também foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »