AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2024 às 13h38min - Atualizada em 13/04/2024 às 06h24min

"Temporada de balanços: Fed deve jogar água no chope em ótimos resultados de empresas dos EUA", diz Thomas Monteiro, do Investing.com

*Por Thomas Monteiro

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com

"Os bancos iniciaram, nesta sexta-feira (12) de manhã, a temporada de balanços referentes ao 1º trimestre de 2024, apresentando um panorama misto. Apesar do crescimento do Lucro por Ação (LPA) em média acima do esperado até agora, a expectativa da manutenção da taxa de juros na casa dos 5,5% ao menos até junho levou a uma reprecificação dos lucros futuros, sob a expectativa de menores lucros no segmento de bancos de investimento.
 

Imagem 1: LPA e receita das empresas dos EUA x Projeção do Mercado (1º trimestre de 2024)

Fonte e elaboração: br.investing.com
 

Ainda que seja cedo para cravar, a necessidade de repensar a expectativa de crescimento de receitas nos trimestres seguintes deve ser um fator de alto risco para as empresas que divulgam seus balanços nos próximos meses. Neste sentido, investidores devem estar particularmente atentos não apenas aos números divulgados agora, mas, principalmente, ao chamado future guidance (orientação futura).
 

Em ambientes assim, não é raro ver empresas batendo expectativas em todos os bottom-lines, mas caindo devido a um guidance negativo. Isso posto, de forma geral, antecipamos uma temporada de razoável para boa na média para as empresas listadas na bolsa americana – certamente longe do crescimento médio de lucros na casa dos dois dígitos tal qual reportado no trimestre anterior.
 

Isso significa que esperamos que o crescimento dos lucros das empresas do S&P 500 se consolide na casa dos 5% em relação ao ano anterior, devido principalmente ao efeito base mais forte e dificuldades em segmentos como construção e energia, que devem ter quedas mais aprofundadas.
 

Esse resultado fica abaixo do crescimento do S&P 500 no período. Isso significa que os Preços por Lucros (PLs) devem se estender ainda mais caso não haja uma correção mais aprofundada, o que pode se agravar em termos do PL futuro caso vejamos muitas empresas corrigindo a orientação futura para baixo.
 

Tecnologia e comunicações devem novamente liderar o índice em termos de crescimento de lucros, novamente puxado pelas expectativas no setor de Inteligência Artificial (IA) e crescente atividade de fusões e aquisições (M&As). No entanto, acreditamos que o escrutínio sobre os lucros relacionados a AI seja ainda maior neste quarto, um risco elevado para empresas que ainda não conseguiram reverter estes investimentos massivos em lucros semelhantes.

Além disso, dois fatores que pesaram bastante na última temporada de balanços merecem atenção redobrada neste trimestre: a falta de crescimento no mercado de publicidade e o achatamento da curva de crescimento da demanda por veículos elétricos (VEs).
 

No primeiro, é provável que os juros persistentemente altos obriguem empresas de largo porte como Google e Amazon a buscarem ainda mais diversificação nos seus portfólios de oferta. No segundo, corremos o risco de ver a corrida por inovação no segmento jogada para ainda mais longe devido a um achatamento de margens geral".
 

*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com


 Sobre Nós

O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »