AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2024 às 11h27min - Atualizada em 12/04/2024 às 09h05min

A reabilitação de pacientes vítimas de aneurisma cerebral em transição de cuidados

Roberto José dos Santos, paciente da YUNA, recuperou-se de um rompimento de aneurisma e teve alta totalmente reabilitado do ponto de vista motor e deglutição

Alessandra Siegel
Divulgação
Dilatação formada em uma parte enfraquecida da parede de uma artéria do cérebro, o aneurisma cerebral pode ser causado por traumatismos, infecções ou mesmo questões genéticas. Entre as principais sequelas destacam-se a dificuldade de movimentação (controle motor), distúrbios de deglutição (disfagia), prejuízo à postura corporal e equilíbrio, rigidez muscular, alterações de sensibilidade, dificuldades de fala, impacto negativo à memória e raciocínio, por exemplo.

Roberto José dos Santos, 58 anos, sofreu um tipo de AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico também conhecido como hemorragia subaracnoídea (HSA). Passou por uma clipagem de aneurisma e no pós-operatório evoluiu com vasoespasmo, contração dos vasos sanguíneos que limitam o fluxo sanguíneo ao cérebro, considerado bem comum em casos como esse, mas que prejudicam ainda mais um cérebro recém “agredido”.

Durante a internação, Roberto José ainda teve um caso raro e grave de alergia medicamentosa, conhecida como síndrome de Stevens-Johnson.

Logo após a alta hospitalar, deu entrada na YUNA para a reabilitação, com bastante dificuldade do ponto de vista motor, fraqueza muscular, muita perda de peso e disfagia grave, o que o impedia de se alimentar por via oral ou simplesmente de ingerir qualquer líquido.  Toda alimentação, hidratação e administração medicamentosa ocorria por meio de sonda nasoenteral.

Após avaliação de toda a equipe interdisciplinar, passou a fazer parte do programa de reabilitação neurológica da linha de cuidado pós AVC. Recebeu de modo intensivo terapias motoras para ganho de força e mobilidade; treino de ingesta oral com fonoaudióloga, acompanhamento nutricional com suplementação proteico calórica; psicóloga para auxiliar no gerenciamento das dificuldades e expectativas e terapeuta ocupacional para estimulação cognitiva, motora e auxílio nas adaptações.

“Com todo esse estímulo, recebeu alta completamente reabilitado do ponto de vista motor e funcional, apto a retornar às suas atividades de vida diária e alimentando-se por via oral”, declara o Dr. André Daniel Tavares, Diretor Clínico responsável, médico Clínico Geral e Geriatra da YUNA.

Segundo o Dr. André Tavares, o paciente teve a oportunidade de passar por um modelo de reabilitação considerado “padrão ouro” para o perfil de doença. Frente à gravidade, Roberto José evoluiu muito bem, com estímulo, paciência e perseverança”, conclui o diretor clínico.
 
Roberto José dos Santos – depoimento do paciente

Com 20 quilos a menos do que o normal e lutando para se recuperar de um aneurisma, Roberto destacou a competência e o profissionalismo da YUNA. Segundo ele, ‘aprender sobre memória muscular e readequação alimentar foram apenas algumas das lições valiosas em minha jornada de recuperação. Sou grato pela YUNA. O apoio incondicional, desde fisioterapias personalizadas até orientações sobre previdência, proporcionou não só a melhora física, mas também o despertar para uma nova vida”, declara Roberto José dos Santos.

Sobre a YUNA

A YUNA, especializada em transição de cuidados, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site  https://yuna.com.br/.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »