AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2024 às 09h15min - Atualizada em 12/04/2024 às 07h29min

Troféu Zeca Pagodinho e Prêmio Edna Fuji no Festiva de Cinema de Xerém

Primeira edição acontece de 08 a 11 de maio

Atti Comunicação
ATTi Comunicação
Felipe Coelho

A primeira edição do Festival de Cinema de Xerém, que acontece de 08 a 11 de maio,  presta uma grande homenagem ao ícone do samba, o cantor Zeca Pagodinho, com a criação do Troféu Zeca Pagodinho.

Idealizado pelo artista autodidata paraibano Bejamim Carlos dos Santos, a obra foi moldada em cera, confeccionada em resina, e trouxe o elemento da vara de boom nas mãos do cantor, em referência ao universo cinematográfico, além de representar a missão do festival de ampliar e difundir as vozes do cinema nacional. Os vencedores nas categorias da Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Mostra Competitiva Fluminense e Baixada de Curtas, e Mostra Competitiva Cinema Leva Eu de Curtas receberão o Troféu Zeca Pagodinho.

O festival anuncia também o Prêmio Edna Fuji, em homenagem a uma das grandes personalidades do cinema, reconhecendo sua contribuição excepcional para a indústria cinematográfica nacional e internacional. Os vencedores ganharão prêmios no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, válido por 1 (um) ano do qual será escolhido pelo Júri Técnico do Festival. 

Sobre o festival

O 1º Festival de Cinema de Xerém, que acontece de 08 a 11 de maio, busca promover e valorizar a produção cinematográfica local e nacional, proporcionando um ambiente propício para a difusão de obras de qualidade e estimulando o diálogo e o intercâmbio entre profissionais, estudantes e amantes do cinema. 

O evento, que contará com uma programação diversificada, incluindo exibições de filmes dos homenageados, oficina, masterclasses e encontros com realizadores. Estas ações visam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do cenário audiovisual brasileiro, sobretudo para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Sob a direção geral de Sérgio Assis, direção executiva de Emerson Rodrigues e direção de programação de Monica Trigo, o festival é uma realização da EBAV (Escola Brasileira de Audiovisual) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Apoio cultural da Rádio Serra Verde 98,7 FM, e da NAYMOVIE.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »