AtaNews Publicidade 728x90
10/04/2024 às 12h58min - Atualizada em 10/04/2024 às 14h58min

Nova plataforma chega para melhorar rotina do professor

Ferramenta gera trilhas de aprendizagem, produz conteúdo educacional por meio da IA e colabora na melhora da rotina de trabalho de quem se dedica ao ensino

Redação
Pexels

Um aliado digital capaz de ajudar na rotina de trabalho dos professores está pronto para entrar em cena. A nova plataforma EduxGen.AI permite a geração de trilhas de aprendizagem alinhadas às orientações curriculares da BNCC, Saeb e Enem; e produz, também, conteúdos educacionais por meio de Inteligência Artificial. O sistema dispõe ainda de auxílio extraordinário: o avatar (animado ou humanizado) que serve de assistente virtual, treinado pelo professor para tirar dúvidas dos seus alunos.

A novidade será lançada na 29ª edição da Bett Brasil 2024, maior feira de educação e soluções tecnológicas da América Latina, entre os dias 23 a 26 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. A Edtech Realms IP.TV — empresa responsável pela criação da EduxGen.AI em cooperação com a Edtech Motrix — terá um estande (D92) para explicar a capacidade da nova ferramenta de servir como forte aliado tecnológico dos professores da Educação Básica (Fundamental e Médio). Vídeos explicativos já disponíveis poderão ser assistidos durante a feira. 

— O desenvolvimento da ferramenta foi realizado com o propósito de apoiar e valorizar o trabalho dos professores. Todas as ações da Inteligência Artificial dependem da validação dos educadores, desde a geração de conteúdos até a correção de redações, antes de serem aplicadas aos estudantes — observa Leandro Martins, CEO da Edtech Realms IP.TV. 

Especialistas de Educação Básica

A criação da plataforma contou com a curadoria de especialistas em Educação Básica. As trilhas de aprendizagem são geradas em minutos e estão alinhadas com a BNCC, Saeb e Enem, graças ao assistente de inteligência curricular. A EduxGen.AI permite, também, a geração de conteúdos educacionais, como o resumo da aula; o plano de aula; a apresentação de slides e mini vídeos; apostilas; e tira-dúvidas com o assistente pessoal (avatar) em linguagem natural, treinado pelo próprio professor para servir de apoio aos seus alunos.

Nove tipos de tarefas ligadas à rotina de uma sala de aula estão inclusas: questão discursiva, redação, resposta única, múltipla escolha, ordenação de frases e palavras, preenchimento de letras e lacunas; e envio de materiais. A EduxGen.AI pode sugerir trilhas de reforço escolar de acordo com o resultado de uma avaliação ou tarefa, seja para uma turma ou até mesmo para apenas um aluno. A redação ganhou uma atenção especial, com base nos critérios gramaticais e semânticos da Língua Portuguesa. As inserções corretivas automatizadas no texto do aluno somente são aprovadas após o aval do professor que tem a última palavra sobre quaisquer intervenções realizadas pela Inteligência Artificial, ou seja: quem comanda as ações da plataforma é quem ensina. 

A iniciativa da Edtech Realms IP.TV está em consonância com a pesquisa realizada em 2023 pela Fundação Carlos Chagas, Itaú Cultural e Associação D³E, com base nos dados do Censo Escolar e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): — “A alta demanda de trabalho reduz o tempo dos professores para preparar aulas que tornem o aprendizado mais atraente para os alunos” — concluem os pesquisadores. O levantamento indicou que um terço dos professores de escolas públicas brasileiras dá aula para mais de 300 alunos por ano e 20% trabalham em mais de uma escola. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »