AtaNews Publicidade 728x90
08/04/2024 às 15h06min - Atualizada em 08/04/2024 às 15h06min

Elon Musk anuncia um implante cerebral para curar a cegueira

O chip já foi testado em macacos e, embora inicialmente a resolução das imagens seja baixa, com o tempo poderá superar a visão humana média

Elon Musk, o bilionário por trás de empresas como Tesla, X e SpaceX, revelou o novo produto no qual sua empresa Neuralink está trabalhando. Especializada no desenvolvimento de interfaces cérebro-computador, a companhia criou um chip que tem o objetivo de devolver a visão aos cegos. O dispositivo já começou a ser testado em animais.

Blindsight
Musk anunciou, por meio de sua conta na X (antigo Twitter), que essa tecnologia já é uma realidade: "Devo mencionar que o implante Blindsight já está funcionando em macacos. A resolução será baixa no início, como os primeiros gráficos da Nintendo, mas eventualmente pode exceder a visão humana normal".

Organizações que defendem os direitos dos animais criticaram o projeto pelo uso dos macacos. Esta notícia chega pouco depois de ser divulgado que o primeiro humano a receber um chip da Neuralink já está utilizando suas novas habilidades e foi até mesmo capaz de jogar xadrez online apenas com a mente.

Em 2022, a Neuralink foi acusada de maltratar macacos submetidos a implantes cerebrais durante a fase de testes. De acordo com um relatório, dos 23 primatas mantidos pela companhia, somente sete sobreviveram em 2020. A empresa negou as acusações, mas reconheceu que dois animais foram mortos "nas datas finais planejadas para coletar dados histológicos importantes". Outros seis foram sacrificados por conselho médico da equipe veterinária da Universidade da Califórnia. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »