AtaNews Publicidade 728x90
05/04/2024 às 14h45min - Atualizada em 05/04/2024 às 14h45min

Com Lula, endividamento e inadimplência das famílias brasileiras disparam em março

Pesquisa revela que 78,1% das famílias brasileiras possuem dívidas a vencer, e dentre estas, 28,6% estão com pagamentos atrasados. As famílias de baixa renda lideram são as mais endividadas.

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento e a inadimplência entre as famílias brasileiras apresentaram um aumento significativo em março de 2024. A pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) revelou que 78,1% das famílias brasileiras possuem dívidas a vencer, e dentre estas, 28,6% estão com pagamentos atrasados.

Este aumento na inadimplência, que cresceu 0,5 ponto percentual de fevereiro para março, marca a primeira elevação neste índice em cinco meses. Paralelamente, o percentual de famílias endividadas subiu 0,2 ponto percentual no mesmo período.

O estudo da CNC também apontou um crescimento no número de consumidores considerados muito endividados, que agora representam 16,8% do total, interrompendo uma sequência de quatro meses de queda neste indicador.

Notavelmente, as famílias de baixa renda (até 3 salários mínimos) foram as principais impulsionadoras desse aumento no endividamento, superando até mesmo os índices de março do ano anterior. Este grupo também foi responsável pelo crescimento no número de famílias com dívidas em atraso.

A CNC observou ainda que o aumento no número de famílias que não terão condições de quitar suas dívidas em atraso ocorreu principalmente entre as faixas de renda intermediárias, evidenciando um impacto significativo sobre a classe média.

A pesquisa da CNC, que abrange dívidas como cartão de crédito, cheque especial, carnês de loja, entre outros, destaca o cartão de crédito como principal fator de endividamento para 86,9% dos entrevistados, seguido por carnês (16%) e crédito pessoal (10,2%).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »