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04/04/2024 às 16h45min - Atualizada em 05/04/2024 às 01h45min

Caiu em um golpe? Especialista explica como agir em caso de fraudes digitais

Especialista da 99Pay reúne dicas de como proceder nesses casos;

Ana Beatriz Garcia
Divulgação

Em uma era digital onde os dados pessoais são cada vez mais valiosos, é fundamental proteger suas informações. Contudo, a constante prevalência de golpistas no ambiente online tem aumentado, tornando essencial a conscientização sobre as práticas de segurança. De acordo com estudo recente da Nord Security, 71% dos brasileiros já se tornaram vítimas de, pelo menos, um golpe online. 

Bruno Trigo, Gerente Sênior de risco da 99Pay - carteira digital da 99 - compartilha algumas recomendações do que fazer após cair em um golpe digital. 

“O momento é tenso e estressante tanto emocionalmente como financeiramente. Sendo especialista na área, vejo que muitas pessoas acabam entrando em desespero - o que é compreensível, mas não ajuda a encontrar soluções. O primeiro passo é tentar se acalmar, para encontrar caminhos possíveis para reverter ou evitar mais prejuízos”, explica Bruno.

  • Phishing

O phishing é um dos golpes mais comuns, onde fraudadores se passam por empresas conhecidas para "pescar" informações confidenciais dos usuários.

Caiu no golpe? 

Comunique imediatamente a instituição financeira responsável pela sua conta ou cartão. Mantenha-se atento às suas informações financeiras e utilize medidas de segurança online. “Em caso de suspeita de atividade fraudulenta, aja rapidamente para aumentar suas chances de recuperação”, pontua Bruno.

  • Perfis Falsos

Neste método, o golpista cria um perfil falso usando informações básicas da vítima para entrar em contato com pessoas do círculo social do indivíduo e inventar uma história convincente.

Caiu no golpe? 

De acordo com o especialista, a recuperação do dinheiro pode ser desafiadora, especialmente no caso do PIX. Em casos de fraude, é possível solicitar o estorno na instituição financeira através de um Mecanismo Especial de Devolução (MED). Dirija-se à delegacia mais próxima e formalize um boletim de ocorrência.

  • Golpe da Vaga de Emprego

Este golpe envolve a oferta de uma vaga de emprego com salários e benefícios chamativos, com o objetivo de roubar os dados pessoais dos interessados.

Caiu no golpe? 

Se você informou dados pessoais, esteja atento ao possível uso indevido dessas informações. Reforce a segurança das suas contas, altere senhas e preste atenção em atividades suspeitas. “Entre em contato imediatamente com seu banco para reportar o golpe sofrido se você forneceu espontaneamente seus dados ou realizou transações, como parte do golpe”, complementa Trigo. 

  • Promoções Irresistíveis

Com ofertas falsas de produtos com valores abaixo do preço de mercado, os anúncios dos golpistas vêm geralmente atrelados a links suspeitos.

Caiu no golpe? 

Certifique-se de que sua segurança online está reforçada e veja com a sua instituição financeira se existe a possibilidade de contestar a compra, independente da forma de pagamento (cartão de crédito ou Pix) . “Considere alterar senhas, especialmente se você forneceu informações sensíveis aos golpistas. Guarde e-mails ou mensagens, caso haja e entre em contato com o banco ou instituição financeira responsável pela sua conta”, finaliza Bruno. 

Além dos cuidados citados acima, em caso de fraude, tome três providências essenciais:

  • Abra um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.
  • Comunique familiares e amigos para evitar que mais pessoas sejam vítimas.
  • Pesquise sobre as políticas de estorno dos meios de pagamento utilizados e reivindique seus direitos.

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